Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festa

Folia de Reis volta a ser realizada no Centro

Tradicional apresentação em torno do presépio do Menino Jesus estava suspensa pela pandemia

07 de Janeiro de 2022 às 02:14
Marcel Scinocca [email protected]
Festa lembra quando os Reis Magos chegaram à manjedoura
Festa lembra quando os Reis Magos chegaram à manjedoura (Crédito: PEDRO NEGRÃO (6/1/2022))

Integrantes da Companhia de Santos Reis de Vila Formosa -- Grupo de Folia de Reis -- realizaram ontem (6) a apresentação tradicional em torno do presépio do Menino Jesus, celebrando seu nascimento. O ato ocorreu na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba. A apresentação foi interrompida no ano passado, em função da pandemia.

A apresentação durou cerca de 40 minutos e neste ano teve a participação de dois novatos: Isadora dos Santos, de 7 anos, e Miguel Aparecido Martins, de 10 anos. Um alento de que o trabalho que começou lá na década de 1960 ainda pode ter futuro. Ela, inclusive, tocou durante a apresentação, com um instrumento que ganhou no Natal.

A ideia de José Coppi e da esposa, Eva Coppi, que organizam o evento, é justamente essa a de manter viva
a tradição. “Para nós é sempre uma alegria participar da apresentação, fazer parte do grupo”, comenta José.
“É sempre uma honra, mesmo enfrentando sol e chuva”, acrescenta. A apresentação contou com 14 pessoas. A plateia tinha cerca de 50 pessoas.

Por um desencontro de informações, a apresentação da praça Fernando Prestes deveria ocorrer depois de uma missa na catedral, que também teria a participação do grupo. Entretanto, quando o grupo chegou à praça, a missa já tinha sido finalizada. Com isso, a apresentação em torno do presépio, montando na praça Coronel Fernando Prestes, foi antecipada.

A apresentação no Centro de Sorocaba foi o fragmento para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Geografia Gabriel Cerqueira Gonçalves, de 26 anos. Ele estuda a graduação da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Entre as atividades, fotografar e conversar com integrantes do grupo.
Conforme ele, a ideia é identificar o marco religioso na cidade e também suprir a carência de informações em torno do tema. “A ideia é preservar a história. A religião é uma das bases da cultura”, alega o estudante. No trabalho, que deverá ser entregue até o fim do primeiro semestre, a região é tema-chave.


Dia de Reis

Comemorado no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis lembra a data em que, conforme a fé cristã-católica, os três Reis Magos (Gaspar, Melchior -- ou Belchior -- e Baltazar) chegaram à manjedoura de Jesus após terem sido guiados pela Estrela de Belém.

Ainda de acordo com a Bíblia Sagrada, na noite de 24 de dezembro, eles teriam sido avisados em sonho do nascimento do Messias, iniciando suas jornadas. Ao chegarem, ofereceram ao menino, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Neste ano, a data cai na próxima segunda-feira. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos