Dia de Reis
Famílias desmontam decoração natalina no Dia de Reis
A árvore de Natal simboliza a vida e o nascimento de Jesus Cristo e é o principal item natalino para desmontar neste Dia de Reis
Hoje é o Dia de Reis, data em que muitos cristãos se dedicam a desfazer a árvore de Natal, presépios e decorações natalinas espalhadas pela casa. Em muitos países, inclusive, a troca de presentes é realizada nesta data, justamente por ser o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos três reis magos: Melchior; da Pérsia, Gaspar; da Índia e Baltazar, da Arábia, que presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra que, respectivamente, significam realeza, divindade e conservação.
A partir do século VIII, os reis magos passaram a ser referenciados como santos e a data da visita passou a marcar o fim dos festejos, conhecidos como Terno ou Folia de Reis, representando o último acontecimento no dia do nascimento de Jesus Cristo. A árvore de Natal – tradição natalina de muitas famílias – simboliza a vida e o nascimento de Jesus Cristo e é o principal item natalino para desmontar neste Dia de Reis.
Para desmontar a árvore e as decorações, a arquiteta Flávia Rostelato conta com a ajuda da filha Lavínia, de 8 anos, que desde os 3 participa da tradição ao lado da mãe. “Meu marido é alérgico, então a participação dele – que se tornou um ritual – é colocar e tirar a estrela do topo da árvore com a ajuda de nossa filha”, comenta. Para ela, não é só um ato de montar e desmontar “Cada enfeite tem um significado, desde uma fase, uma lembrança de viagem, ali tem toda uma história”.
Além da árvore, Flávia vai guardar os papais-noéis, guirlandas, bonecos de neve e as renas espalhadas na decoração da casa “Desmonto, higienizo e guardo para o próximo ano”. Ela lembra também dos rituais natalinos com a família, como as reuniões com seus 10 tios para preparar o panetone “Para mim o Natal é isso: família, festa e me traz memórias gostosas, parece até que eu sinto o cheiro do panetone e de todo o ritual que fazíamos juntos”, conta.
Neste último Natal a aposentada Conceição Rodrigues Martinique, de 77 anos, abusou na decoração e, além da árvore, vai desmontar os enfeites deixados pela casa e até mesmo na piscina. “Eu faço a decoração todos os anos, adoro as luzes de Natal e gosto de enfeitar a casa com muitas delas. Há dois anos passei a enfeitar também a piscina e coloquei muitas luzes em torno dela”, explica.
Ela vai desmontar a árvore sozinha, pois o marido, devido à saúde, não pode ajudá-la, mas o momento não deixa de ser especial. A tradição de desmontar a árvore neste Dia de Reis foi repassada às suas três filhas. “Não era um costume da minha família. Passei a fazer quando comecei a frequentar a igreja. Quando tive a minha casa, levei comigo essas tradições natalinas. Hoje, minhas filhas também fazem na casa delas e fico feliz por saber que essa tradição foi levada adiante”.
.
Galeria
Confira a galeria de fotos