Sorocaba
Procura por antigripais nas farmácias aumenta nas últimas semanas
A busca pelos medicamentos em algumas drogarias subiu cerca de 60% após festas de fim de ano
Devido ao aumento de casos de gripe em Sorocaba, a procura por medicamentos para combater a influenza aumentou nas farmácias da cidade. De acordo com a gerente de uma drogaria localizada na avenida Itavuvu, zona norte de Sorocaba, os medicamentos que mais estão saindo são os antigripais, xaropes, antibióticos e os corticoides. “A farmácia está lotada. Aqui é sempre movimentado, mas nesses últimos dias está bem mais intenso”, ressalta.
Já uma funcionária de outra farmácia que fica na região do Éden informou que após as festas de fim de ano a procura pelos antigripais cresceu mais de 60% no local e com a grande demanda, há momentos durante o dia que alguns medicamentos chegam a faltar. “A procura começou a crescer perto do Natal e agora deu essa alavancada. Apesar de acabar os medicamentos, todo dia chega mercadoria nova e estamos conseguindo repor”, esclarece. A farmacêutica comenta ainda que as vitaminas C e D, para aumentar a imunidade, também estão sendo muito procuradas e prescritas pelos médicos. “Está saindo bastante e a indicação já vem junto com a receita médica”.
Uma das pessoas que apresentou sintomas e precisou recorrer a farmácia à procura por antigripais foi Maritércia Aparecida do Nascimento Guazzelli, de 55 anos. A dentista conta que os primeiros sintomas apareceram nos seus dois filhos, de 26 e 33 anos. Eles apresentaram febre, dor de cabeça e garganta e muita tosse. Um deles precisou ir duas vezes ao hospital e está fazendo uso de antibióticos. Já a Maritércia está com sintomas leves e tratando a gripe em casa. “Eu acredito que não estou com sintomas muito fortes como eles porque eu me preveni. Tomei muito líquido e estou me alimentando de coisas naturais, mas, mesmo assim, estou com muita tosse, congestionamento nasal e recorrendo a antitérmicos para me recuperar”.
Maritércia também comentou que uma funcionária que trabalha em sua residência também apresentou sintomas e está em isolamento social. Ela chegou a fazer o teste de Covid, mas precisa aguardar sete dias para sair o resultado. “Creio que não seja Covid mas, mesmo assim, a gente fica com receio. Tomei as três doses da vacina, mas não descarto a possibilidade, pois mesmo vacinada, pode acontecer”.
Quem está passando pela mesma situação é Aline Camargo. A auxiliar administrativo, 38 anos, está com sintomas de gripe há cinco dias e precisou se afastar do trabalho. Para tirar a suspeita sobre o diagnóstico, ela procurou um médico e realizou o teste de Covid-19. O resultado deve ficar pronto na próxima semana. Por enquanto, Aline está de repouso e fazendo o uso de remédios. “A recuperação está sendo boa, estou tomando os medicamentos receitados: corticoide, um xarope expectorante e um antitérmico, caso apresente febre novamente. Se eu apresentar falta de ar ou piora no quadro fui orientada a procurar o Pronto Atendimento novamente”, explica.
Para prevenir ainda mais o aumento dos casos de gripe e coronavírus, especialistas recomendam que a população continue mantendo o distanciamento social e os cuidados necessários para evitar as contaminações, como o uso de álcool gel, lavar bem as mãos diariamente e o uso de máscara. Para evitar a a lotação nos hospitais o ideal é procurar por atendimento médico quando estiver com sintomas moderados ou graves como febre persistente, falta de ar e dificuldade para engolir. Quem apresentar sintomas leves deve permanecer de repouso em casa, se hidratar e tomar antitérmicos.
Testes de Covid-19
A procura por testes de Covid-19 também aumentou nas últimas semanas nas farmácias de Sorocaba. A drogaria que fica na avenida Itavuvu oferece o exame sorológico que detecta a presença de anticorpos no paciente. No local é preciso fazer agendamento e por isso a farmácia atende cerca de seis pessoas por dia, mas a demanda é muito maior. “Por conta do alto fluxo de atendimento realizamos apenas o que conseguimos durante o dia”, explica a gerente da farmácia.
A drogaria localizada no bairro do Éden oferece o mesmo teste. Para fazer o exame é necessário estar com os sintomas há pelo menos sete dias. A farmacêutica explica que muitas pessoas estão com pressa e a maior parte da procura são pelos exames em que o resultado sai no mesmo dia. “As pessoas estão procurando o teste Swab, mas nós não estamos realizando. Alguns acabam recorrendo aos laboratórios onde o resultado sai em cerca de duas horas, mas são bem mais caros”.
Galeria
Confira a galeria de fotos