Buscar no Cruzeiro

Buscar

Epidemia

Sorocaba e Votorantim têm casos de ‘flurona’ confirmados

De acordo com a Secretaria Estadual, em São Paulo, já foram registrados 110 casos da infecção simultânea

06 de Janeiro de 2022 às 01:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
SP tem 110 casos de infecção simultânea
SP tem 110 casos de infecção simultânea (Crédito: INA FASSBENDER / AFP)

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) confirmou nesta quarta-feira (5), à tarde, os dois primeiros casos de “flurona” que é a dupla contaminação por Covid-19 e Influenza. Um caso foi confirmado em Sorocaba e o outro em Votorantim.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, houve um caso registrado na terça-feira (4) e trata-se de uma jovem de 22 anos. A paciente encontra-se bem, não apresentou sinais de gravidade e está fora do período de transmissibilidade.

Também nesta quarta-feira (5), houve a confirmação, por parte Secretaria de Estado da Saúde, de um caso de “flurona” em Votorantim, porém a Secretaria Municipal de Saúde informou que não recebeu nenhuma confirmação, assim como o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria Regional de Saúde (DRS).

De acordo com a Secretaria Estadual, em São Paulo, já foram registrados 110 casos da infecção simultânea. Desse total, 59 são apenas na cidade de São Paulo.


Paciente relata sintomas

A paciente de Sorocaba confirmada com “flurona” é Rafaela Cavalcanti Ferraz. Ela contou que recebeu resultado positivo para Covid-19 no dia 24 de dezembro e da Influenza três dias depois. “Comecei a ter os primeiros sintomas, como cansaço, indisposição, e falta de apetite, no último dia 20 de dezembro. Dois dias depois os sintomas pioraram e busquei atendimento no hospital no dia 22”.

Ela relata que também teve vômitos, náuseas, febre, calafrio, dor de cabeça, dor no corpo, tosse e coriza. “Os sintomas da gripe foram embora já no dia 23. Daí eu fiquei com muito cansaço por mais uns dias. Atualmente estou só com um pouco de tosse, ouvido entupido e coriza”, contou Rafaela.


“Flurona”

“Flurona” é quando ocorre a infecção simultânea de Covid-19 e Influenza. O termo foi criado a partir da palavra “flu”, que significa gripe em inglês, e “rona”, em razão ao coronavírus. A infectologista Vanessa Gontijo explica que a contaminação simultânea é mais preocupante do que quando ocorre apenas uma delas, pois o paciente pode ficar mais debilitado.

Os sintomas causados são semelhantes aos de Covid-19 e gripe, por isso, é importante ficar atento e manter os cuidados necessários. Segundo a infectologista, pacientes com sintomas leves como febre, tosse, dor no corpo, garganta irritada e dor de cabeça devem permanecer em casa em isolamento, se hidratar e tomar antitérmicos como dipirona e paracetamol. Se apresentar febre persistente, falta de ar e dificuldade para engolir até água, é necessário procurar atendimento médico.

O tratamento dependerá do estado clínico do paciente. Se a pessoa tiver mais de 60 anos ou tiver outras doenças o médico deverá ter mais cautela, assim como com as crianças. Repouso, isolamento e hidratação são excelentes recomendações. Medicações ficarão a critério do médico. (Vanessa Ferranti e Ana Cláudia Martins)