Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima de chuva

Meteorologia prevê ocorrência de temporais até sábado em Sorocaba

Um novo alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo prevê um grande volume de água para esta semana

06 de Janeiro de 2022 às 00:16
Wilma Antunes [email protected]
Nas ruas e avenidas, motorista deve redobrar a atenção com a pista molhada
Nas ruas e avenidas, motorista deve redobrar a atenção com a pista molhada (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (5/12022) )

Os temporais voltaram a atingir a região e devem permanecer até sábado (8). As chuvas recentes, que marcaram a chegada de 2022, ocorreram de maneira intensa e causaram vários transtornos, como alagamentos, inundações, destelhamentos e quedas de árvores.

Um novo alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo prevê um grande volume de água (entre 100 e 145 milímetros) para esta semana. Além disso, o órgão destaca que a população deve ficar atenta para novos problemas ocasionados pelo pé d’água.

No fim da tarde desta quarta-feira (5), os temporais vieram de forma rápida, depois de um dia quente e ensolarado. A empresa de meteorologia Climatempo estima um período ainda maior de chuvas. O tempo deve ficar fechado, pelo menos, até o início da segunda quinzena de janeiro.

Para esta quinta-feira (6), há previsões de temporais a qualquer hora. O dia será de sol, porém, com períodos nublados. A temperatura máxima prevista é de 27ºC e a mínima, 20ºC. O índice pluviométrico pode chegar aos 15 milímetros.

Nesta sexta-feira (7), o dia começa com muitas nuvens no céu. No entanto, as pancadas de chuva acontecem na parte da tarde. Os termômetros podem marcar máxima de 24ºC e mínima de 19ºC. O acumulado de água é quase a metade do dia anterior, com previsão de 8 milímetros.

No sábado (8), também começa a chover a partir do período da tarde. A máxima chega aos 25ºC e a mínima, aos 18ºC. Já o nível de água é bem menor em relação aos dias anteriores e pode registrar 5 milímetros.

No domingo (9), o sol nasce acompanhado de muitas nuvens, a chuva deve ocorrer à tarde e fica até o anoitecer.

A temperatura máxima para este dia é 26ºC e a mínima, 17ºC. O índice pluviométrico pode marcar 10 milímetros. Na segunda-feira (10), os temporais ocorrem a qualquer momento do dia. A máxima é de 24ºC e a mínima, 19ºC. O acumulado de água é o dobro de domingo, com previsão de 20 milímetros.

Plano Verão

A operação Plano Verão, realizada pela Defesa Civil de Sorocaba, monitora permanentemente 88 pontos sensíveis a alagamentos e deslizamentos, para prevenir incidentes ocasionados nesta época de muitas chuvas.

A iniciativa -- que ocorre desde dezembro de 2021 e tem previsão de término previsto para o fim de março -- tem como objetivo gerar ações preventivas e mitigadoras, além de auxiliar no estoque de materiais necessários, para atender socialmente famílias que foram afetadas por casos de calamidades naturais.

Os kits distribuídos incluem materiais como cestas básicas, colchões, água potável, dentre outros. Para realizar os serviços, as equipes contam com dois veículos pick-up Fiat Strada, dois botes infláveis, equipamentos de combate a incêndio, tendas, geradores elétricos, motosserras e conjuntos de holofotes.

Os itens foram adquiridos por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Danilo Balas e Douglas Garcia. A iniciativa tem apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Urbes - Trânsito e Transporte.

Situações de emergência podem ser comunicadas pelos telefones 199 (Defesa Civil e Guarda Civil Municipal); 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar), todos com plantão 24 horas. (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos