Surto
Aumento de casos gripais mantém cidades em alerta
Pelo menos 10 cidades da RMS adotaram medidas exclusivas para esses casos
Pelo menos 10 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estão em alerta por conta do aumento de casos de pessoas com sintomas gripais. Em razão disso, as prefeituras anunciaram medidas e até atendimento exclusivo em resposta ao aumento de casos de gripe.
Alguns municípios, como Itu, anunciaram aumento de 40% nos casos de sintomas gripais e síndromes respiratórias. Em Sorocaba, três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram a atender exclusivamente casos de sintomas gripais desde o último dia 29 de dezembro. E São Roque registrou a primeira morte por Influenza H3N2, ocorrido no dia 22 do mês passado.
Chamadas de UBSs sentinelas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, as unidades da Vila Fiori, Éden e Simus estão atendendo somente casos de sintomas gripais. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a cidade vive um surto de gripe, como ocorre atualmente em vários municípios brasileiros.
Por isso, houve a ampliação do atendimento, bem como reforço nas equipes de profissionais. As demais unidades de urgência e emergência do município assim como as de Pronto Atendimento também estão recebendo pacientes com sintomas gripais.
A Secretaria da Saúde (SES) orienta que toda pessoa com os sintomas de febre, dor de cabeça, tosse seca, dor muscular e articular, mal-estar, dor de garganta e coriza procure atendimento médico nas UBSs sentinelas ou nas unidades de urgência e emergência.
A pasta municipal orienta ainda, como medidas de prevenção, higienizar sempre as mãos, não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros, utilizar máscara para proteger-se e evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.
Demais cidades
A Prefeitura de Votorantim também reforçou o atendimento aos pacientes com a síndrome gripal causada pelo vírus influenza H3N2, desde a última segunda-feira (3). Um ônibus foi instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí especificamente para receber os casos considerados leves da gripe.
O ônibus funciona diariamente, das 8h às 20h, e o serviço será realizado até que haja a redução do número de casos na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não é possível afirmar o número exato de registros do vírus H3N2 no município.
“O diagnóstico laboratorial para influenza só é realizado nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe com complicação). Os casos leves não são de notificação compulsória, portanto, não passam por análise específica para influenza”, informa a pasta municipal.
Em São Roque, a Santa Casa passou a contar com uma ala exclusiva para o atendimento de pacientes com síndrome gripal desde o último dia 28 de dezembro. Segundo a Prefeitura de São Roque, no período de 1º e 26 de dezembro, a Santa Casa registrou 1.358 atendimentos de pacientes com sintomas de gripe, tendo como causa provável a onda de contaminação causada pelo H3N2.
Além disso, o município registrou a primeira morte por Influenza H3N2 na RMS. O óbito ocorreu em 22 de dezembro e foi comunicado somente no último dia (30) de dezembro.
Já em Piedade, o Pronto Atendimento 24h do Ambulatório passou a ser referência para pacientes com sintomas gripais. Segundo a Prefeitura, o atendimento para os casos de gripe no local segue até 28 de janeiro.
A orientação do município é que busquem atendimento no local somente pessoas que apresentarem febre persistente ou falta de ar. “Fazem parte dos grupos de risco das síndromes gripais os idosos maiores de 65 anos, pessoas com comorbidades (diabéticos, cardíacos, hipertensos) e gestantes. Consultas pediátricas e de outras especialidades continuam na Santa Casa de Misericórdia de Piedade”, informa o município.
As prefeituras de Araçariguama, Boituva, Ibiúna e Mairinque também divulgaram orientações por conta do aumento dos casos de gripe. A Prefeitura de Araçariguama informou que o atendimento para casos de gripe está ocorrendo no Pronto Atendimento da Alameda 19 de maio, no Centro.
A Prefeitura de Boituva informa que, nos últimos dias, a rede de atendimento da Saúde registrou aumento expressivo dos casos de síndromes gripais tendo por causa provável a onda de H3N2, além do aumento de casos de Covid-19. “Assim, a Secretaria de Saúde do município solicita que todos munícipes intensifiquem os protocolos sanitários, através do uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel, e distanciamento social, evitando aglomerações”.
A Prefeitura de Ibiúna informa que aumentou consideravelmente o número de pacientes com problemas respiratórios nos últimos dias. “Esse surto de gripe tem sobrecarregado demais o sistema de saúde municipal, mas, estamos tomando todas as providências para amenizar a situação e melhorar cada vez mais o atendimento”.
A Prefeitura de Mairinque pede que a população redobre os cuidados, para evitar a propagação do vírus da gripe. “Evitar aglomerações, manter o uso de máscara de proteção, álcool em gel e lavar as mãos sempre que possível são ações que previnem o contágio”.
Caso apresente algum sintoma como febre alta, perda de apetite, calafrios, vômito, dores articulares e diarreia, principalmente nas crianças, os moradores de Mairinque devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Tatuí e Itu
Os municípios de Tatuí e Itu também anunciaram nesta semana a ampliação do atendimento por conta do aumento de pacientes com sintomas gripais. A Prefeitura de Tatuí informou que o gripário volta a atender a partir de hoje (5) pessoas com sintomas de gripe nas dependências da Santa Casa, com entrada pela avenida das Mangueiras. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a domingo.
A Prefeitura de Itu informou que houve aumento de aproximadamente 40% de casos de pacientes com sintomas gripais na cidade, no período de 20 de dezembro de 2021 até segunda-feira (3). Por isso, o Pronto Atendimento (PA) de Síndromes Respiratórias e Gripais passa a funcionar diariamente, das 7h às 22h, a partir de amanhã.
O serviço será instalado no prédio da Santa Casa e atenderá casos de gripes com sintomas leves e moderados. Esse atendimento também será prestado na Unidade Básica de Saúde 11, situada na rua Osasco, s/nº, Cidade Nova 1, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Aos finais de semana, a orientação é que as pessoas com suspeita de síndromes respiratórias e gripais devem se dirigir ao PA, das 7h às 22h; à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Nossa Senhora Aparecida, ou ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Vila Martins, ambos com funcionamento 24 horas. (Ana Claudia Martins)