Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Procura por emprego reinicia após ano-novo

Interessados foram ao PAT no primeiro dia útil de 2022 em busca de vagas

04 de Janeiro de 2022 às 08:22
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Posto fica na rua Coronel Cavalheiros, nº 353, Centro.
Posto fica na rua Coronel Cavalheiros, nº 353, Centro. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (18/8/2021))

A expectativa positiva em relação às oportunidades de emprego em Sorocaba e no Brasil neste ano fez com que muitas pessoas fossem ontem (3), primeiro dia útil de 2022, ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em busca do primeiro emprego ou uma recolocação profissional.

É o caso do metalúrgico Sérgio Aparecido, de 48 anos, que está desempregado desde que pediu demissão em seu último emprego há quatro meses com a intenção de mudar de área. Pela primeira vez no PAT, Sérgio espera que 2022 seja um bom ano. “Tenho certeza de que esse ano será melhor em relação à economia e oportunidade de emprego. Espero que seja um ano com uma expectativa melhor pra todo mundo e que abra bastante vaga de emprego”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo, a expectativa para 2022 é tão positiva quanto foi em 2021, ano em que, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, Sorocaba aumentou em 15 vezes a empregabilidade. “Nós vamos seguir os nossos indicadores agora, vamos trabalhar muito. Nós temos novas empresas prospectando Sorocaba, isso vai gerar novos empregos, e as empresas que já estão na cidade - muitas delas vão anunciar novos investimentos. Isso acaba gerando mais empregos”, comenta.

Ainda segundo o secretário, o momento político da cidade é favorável e o ambiente ajuda bastante. “Em 2022, apesar de ser um ano eleitoral, Sorocaba está muito bem posicionada. Então, empresas que estão em grandes centros urbanos ou em outros Estados com dificuldades, já estão com Sorocaba no radar”.

Quem espera por uma oportunidade neste ano é o estudante Maicon de Oliveira, de 22 anos. Ele está em busca do primeiro emprego há dois anos e, além de ter ido quatro vezes ao PAT, faz buscas em agências da região central da cidade e em sites de empregos. Mesmo com duas graduações -- processos metalúrgicos e gestão de qualidade --, ele tem dificuldades para ser selecionado. “A área que pretendo atuar é bem concorrida e o mercado dessas áreas está bem sensibilizado por conta da pandemia”, explica. “Esse ano eu quero entrar na minha área, tornando realidade o sonho do meu primeiro emprego dentro daquilo que eu mais procuro.”

Maicon de Oliveira, estudante, quer entrar no mercado - Virgínia Kleinhappel Valio
Maicon de Oliveira, estudante, quer entrar no mercado (crédito: Virgínia Kleinhappel Valio)

Resultados de 2021

Em 2021, Sorocaba registrou 15.226 novos postos de trabalho até novembro. Foram realizadas 102.479 admissões, de janeiro a novembro de 2021, ante 87.253 desligamentos. No mesmo período de 2020, a cidade registrou um saldo de 1.201 vagas até novembro e foram gerados 73.643 empregos e 72.442 desligamentos. Em 2021, o saldo positivo de empregos em Sorocaba ficou à frente, até mesmo, de cidades com maior ou igual porte, como São Bernardo do Campo (14.838 vagas), Santo André (9.653) e São José dos Campos (8.713).

O setor que mais empregou no mês de novembro de 2021 foi o de serviços, com 4.709 vagas; seguido da indústria, com 2.613; do comércio, com 1.560; da construção, com 680; e da agropecuária, com quatro admissões. Em dois megamutirões de emprego, cerca de 3,3 mil pessoas foram encaminhadas para vagas de trabalho.

SX Negócios

A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a SX Negócios, disponibiliza 1,5 mil novas vagas de emprego. As inscrições vão até quinta-feira (6), pela internet (https://sxnegocios.gupy.io). As entrevistas entre os candidatos serão feitas na quinta e sexta (7), também de forma on-line. O PAT auxiliará os interessados no cadastramento e direcionamento para as entrevistas.

A maioria dos cargos é de especialista de atendimento e negócios. Os interessados devem ter ensino médio completo, disponibilidade de horário e conhecimento básico de informática. É desejável experiência com negociação e vendas. Serão oferecidas também vagas para a função de líder especialista de experiência e negócios, para as quais é necessário ensino superior completo ou em fase de conclusão em áreas diversas; experiência na liderança de times de alta performance e disponibilidade para atuar de forma presencial em Sorocaba, entre outros requisitos.

Galeria

Confira a galeria de fotos