Buscar no Cruzeiro

Buscar

H3N2

Votorantim passa a ter ônibus para atender casos leves da gripe

Unidade móvel está instalada no estacionamento da UPA do Jataí

03 de Janeiro de 2022 às 11:08
Cruzeiro do Sul [email protected]
Posto móvel foi instalado no estacionamento da UPA Jataí
Posto móvel foi instalado no estacionamento da UPA Jataí (Crédito: Giuliano Bonamim / Prefeitura de Votorantim (3/1/2022))

Votorantim reforçou o atendimento aos pacientes com a síndrome gripal causa pelo vírus influenza H3N2. A partir desta segunda-feira (3), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí terá um ônibus instalado no estacionamento para receber os casos considerados leves da gripe.

De acordo com a Prefeitura, o fluxo do atendimento terá início dentro da UPA do Jataí. O paciente passará pelo processo de acolhimento para uma primeira avaliação do estado de saúde, sob a supervisão de um médico ou enfermeiro. Em caso de sintomas leves, a pessoa será direcionada ao ônibus cedido pela Universidade Brasil.

O serviço funcionará diariamente, das 8h às 20h até que haja a redução do número de casos na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não é possível afirmar o número exato de registros do vírus H3N2 no município. O diagnóstico laboratorial para influenza só é realizado nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe com complicação). Os casos leves não são de notificação compulsória, portanto, não passam por análise específica para influenza.

Atualmente, entre os casos de quadro gripal atendidos em Votorantim, nenhum necessitou de encaminhamento para internação, pois os pacientes não apresentam gravidade. A titular da Secretaria de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, ressalta que a H3N2 é uma síndrome gripal comum, mas tem circulado fora da época comum aos demais vírus da influenza.

A Prefeitura ressalta que é necessário buscar assistência médica quando a febre persistir por mais de 3 dias, quando houver dificuldade para respirar, sonolência, palidez e irritabilidade em crianças. A melhor forma de prevenir a doença é manter o uso de máscara, higiene das mãos, evitar aglomerações e manter ambientes arejados. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Votorantim)