Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dias úteis

Sorocaba terá somente dois feriados prolongados em 2022

Datas são a Paixão de Cristo e o aniversário da cidade, em abril e agosto

02 de Janeiro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Em novembro os dois feriados caem no meio da semana
Em novembro os dois feriados caem no meio da semana (Crédito: ANDERSON MAGNO (1º/1/2021))

O ano de 2022 terá menos feriados prolongados do que 2021. O único feriado nacional prolongado será a Paixão de Cristo, dia 15 de abril, que tradicionalmente cai em uma sexta-feira, podendo ser emendado com o fim de semana.

Entre as datas estaduais e municipais, o aniversário da cidade, comemorado no dia 15 de agosto, cairá numa segunda-feira.

Já o Carnaval, de 28 de fevereiro a 2 de março, é considerado ponto facultativo (embora algumas cidades adotem como feriado). Normalmente, são considerados feriados prolongados quando as datas caem na segunda ou na sexta-feira.

Após o 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal e celebração do ano-novo, ter caído no sábado, outros dois feriados nacionais serão celebrados nos fins de semana. São os dias 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal), ambos no domingo.

Além desses, também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).

Ocorre que dos feriados listados acima pelo menos três deles cairão numa quarta-feira: 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro, dificultando os famosos feriados prolongados. Já o 21 de abril cairá numa quinta-feira e o 15 de novembro numa terça.

Quando a data comemorativa cai numa sexta ou numa segunda, por exemplo, acaba “emendando” com o final de semana, o que proporciona um maior descanso para os trabalhadores.

Em 2021, o 7 de setembro, o 12 de outubro e o 2 de novembro caíram numa terça, já o 15 de novembro numa segunda-feira. E o feriado de 21 de abril caiu numa quarta-feira no ano passado.

A portaria do Ministério da Economia, que estabelece os dias de descanso no âmbito da administração pública federal, foi publicada na última quarta-feira (22) no Diário Oficial da União.

Os feriados estaduais e municipais também deverão ser observados nas respectivas localidades, e os serviços considerados essenciais deverão ser preservados nesses dias.

Na lista do Ministério da Economia também estão os pontos facultativos de 16 de junho (Corpus Christi), que cai numa quinta, e 28 de outubro (Dia do Servidor Público), que cai numa sexta.

Feriados estaduais e municipais

No caso dos feriados estaduais a situação também não muda muito. No Estado de São Paulo, por exemplo, o dia 9 de julho é feriado por conta da Revolução Constitucionalista (ou Revolução de 1932).

Porém, a data será celebrada em um sábado em 2022. Em 2021, caiu numa sexta-feira, propiciando o final de semana prolongado.

Já nos casos dos feriados municipais, ou seja, datas que são consideradas feriados apenas em Sorocaba, a situação é um pouco melhor.

Isso porque o aniversário da cidade, que é comemorado no dia 15 de agosto, em 2022 cairá numa segunda-feira, possibilitando mais um feriado prolongado no ano que vem.

No entanto, o feriado de 20 de novembro, cuja data comemora o dia da Consciência Negra cairá em um domingo, não possibilitando um feriado prolongado. Neste ano, a data caiu no sábado. (Ana Cláudia Martins)