Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Itens para a ceia movimentam supermercados de Sorocaba

Comércio central e até o Mercado Municipal receberam poucos consumidores no último dia de 2021

01 de Janeiro de 2022 às 10:25
Marcel Scinocca [email protected]
Setores de frutas e açougues eram os mais movimentados ontem nos supermercados da cidade
Setores de frutas e açougues eram os mais movimentados ontem nos supermercados da cidade (Crédito: Fábio Rogério )

Supermercados de Sorocaba, como tradicionalmente ocorre na véspera de ano-novo, tiveram movimentação intensa nesta sexta-feira (31). O maior fluxo de pessoas ocorreu nos setores de frutas e nos açougues. Em muitas unidades, como em um hipermercado no bairro Árvore Grande, havia espera para as vagas de estacionamento.

Em um supermercado na avenida São Paulo, a servidora pública aposentada Inês Ban foi uma das pessoas que deixaram detalhes da ceia para comprar no último dia. Mas ela destacou que a maior parte dos produtos tinham sido comprados antes do Natal. Inês concorda que o movimento estava acima do normal, tanto que teve certo trabalho em localizar uma vaga de estacionamento.

No carrinho, nada de produtos que evocam superstição, como as famosas lentilhas. “O hábito em casa foi abandonado aos poucos, até que deixou de existir”, lembra. Ela ainda fez questão de deixar registrado que os produtos que compõe a ceia estão “muito caros”.

Extra

No Extra Hipermercado, em processo de fechamento, o movimento era relativamente tranquilo. A unidade Santa Rosália também tinha maior movimentação no setor de carnes e frios. A data de fechamento da unidade, anunciada anteriormente para hoje, não era consenso entre os funcionários. Vários deles afirmaram informalmente que a loja continuará funcionando até o final de janeiro. A princípio, o sábado (31) deveria ser o último dia de atividade.

Mercado Municipal

O movimento também era tranquilo por volta das 10h no Mercado Municipal de Sorocaba. Muitos comerciantes estranharam a atitude do consumidor. James Willian, que trabalha com a mulher no local, decidiu fechar seu box duas horas antes da programação do Mercado, que era às 14h. Ele reclama da fuga dos clientes. “Ano passado foi difícil. Esse ano deu uma melhorada, mas ainda não está bom”, comenta.

Um dos motivos, na opinião dele, além do delivery, são os pratos prontos. Ele conta também que o sorocabano tem comprado menos lentilha no final do ano. A situação é a mesma para o bacalhau, o grão de bico e o feijão branco, que, segundo ele, são tradicionais nesta época do ano, mas que estão vendendo abaixo das expectativas. Ele contou ainda que a castanha sequer foi levada para a venda neste ano, influenciado pelo baixo volume de vendas do ano passado.

Centro

No Centro de Sorocaba, o movimento, por volta das 10h30, era relativamente tranquilo. Poucas pessoas caminhavam pelo bulevar Braguinha e pela Barão do Rio Branco, dois tradicionais pontos de comércio da cidade. A situação se repetia na Álvaro Soares, Sete de Setembro e Padre Luiz, que também apresentavam pouca movimentação no mesmo horário. O fato era notado no interior de várias lojas da região central.

Lotéricas

Ao contrário do que se imaginava, ao menos no início da manhã, as lotéricas estavam com movimento tranquilo. A situação poderia ser verificada nas lotéricas do Centro e de uma unidade que funciona em um hipermercado na região da avenida São Paulo. Na lotérica que funciona no Extra havia fila pela manhã, mas de pessoas aguardando a abertura da unidade.