Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sorocaba confirma caso da variante Ômicron em um morador de 31 anos

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a amostragem e o resultado foram realizados pelo próprio Butantan

30 de Dezembro de 2021 às 13:57
Cruzeiro do Sul [email protected]
A variante Ômicron já foi identificada em todos os continentes.
A variante Ômicron já foi identificada em todos os continentes. (Crédito: NIAID)

Sorocaba confirmou no início da tarde desta quinta-feira (30) o primeiro caso da variante Ômicron da Covid-19 em um morador da cidade. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o município recebeu a confirmação do caso da nova variante do Instituto Butantan, na tarde da última quarta-feira (29). A amostragem e o resultado foram realizados pelo próprio Butantan.

Ainda conforme a Prefeitura de Sorocaba, o caso trata-se de um homem de 31 anos, morador de Sorocaba, que já estava com duas doses da vacina contra a Covid-19. Já de acordo com a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, o homem está em bom estado de saúde e não precisou ser internado.

Além disso, a pasta municipal informou que o morador não está mais em fase de transmissibilidade da doença. “Ele segue sendo monitorado diariamente pela Vigilância Epidemiológica Municipal, assim como seus familiares”, ressalta a SES.

De acordo com a SES, o paciente não tem histórico de deslocamento de viagem à África, mas, em dezembro, ele participou de um evento na cidade de São Paulo, onde também havia pessoas de outros países.

“Evidências científicas apontam que a variante possui um índice de transmissibilidade maior que as outras, mas não há estudos comprovados sobre a sua severidade”, aponta a pasta municipal.
A pasta municipal informa ainda que a confirmação do primeiro caso da Ômicron na cidade mostra que a nova variante já está em circulação também no interior paulista.

Casos confirmados sobem na capital paulista

Também nesta quinta, a capital paulista confirmou 52 novos casos da variante Ômicron na cidade. O total de pessoas contaminada pela cepa chega a 69 na cidade de São Paulo. No último balanço, divulgado no dia 17 deste mês, a capital paulista contabilizava 17 casos da nova variante.

Já o boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes do SARS-CoV-2, produzido pelo Instituto Butantan, aponta que a presença da variante Ômicron em São Paulo aumentou 12 vezes em uma semana.

A participação da cepa no total de amostras do vírus da Covid-19 sequenciadas no Estado, entre os dias 4 e 11 de dezembro, passou de 0,2% para 2,5%. O boletim analisa o aumento, a estabilização ou a diminuição da incidência dos casos positivos por semana epidemiológica.

No período analisado foram sequenciadas 367 amostras provenientes dos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) paulistas. Foram identificados mais oito casos de Ômicron na Rede de Alertas. Na semana anterior, a variante havia aparecido pela primeira vez no monitoramento.

Até o dia 11, que corresponde à 49º semana epidemiológica, a variante Delta continua predominante em São Paulo. Ela representa 97% das amostras, seguida pela Ômicron e pela Gama, a qual aparece em 0,5% das amostras.

De acordo com o Butantan, Ômicron, Delta e Gama são exemplos de variantes de preocupação, tendo em vista que são consideradas mais transmissíveis do que a cepa original do vírus SARS-CoV-2.

Prevenção deve continuar

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara e álcool em gel e evitem aglomeração, pois a conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental. (Da Redação)