Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Sorocaba terá racionamento de água; plano será divulgado dia 12

Prefeito Rodrigo Manga sobrevoou a área da represa de Itupararanga nesta quinta-feira (30)

30 de Dezembro de 2021 às 10:52
Ana Claudia Martins [email protected]
As chuvas dos últimos dias na região de Sorocaba não interferiram no volume útil da represa de Itupararanga
As chuvas dos últimos dias na região de Sorocaba não interferiram no volume útil da represa de Itupararanga (Crédito: Fábio Rogério)

Após sobrevoar a represa de Itupararanga no helicóptero Águia, da Polícia Militar, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), confirmou que a cidade fará racionamento de água a partir do mês que vem. O plano, detalhando como será feito o racionamento de água, será divulgado pela Prefeitura de Sorocaba, no próximo dia 12 de janeiro, em reunião já marcada para a data.

Nesta quinta, após vários meses sem chuva forte, choveu na represa de Itupararanga e também em Sorocaba. Mas, a chuva foi mais volumosa na cidade do que na área do reservatório, pelo menos no período da manhã. A região de Sorocaba, além de outras regiões do Estado, estão com alerta da Defesa Civil Estadual, de chuvas volumosas, entre 100 a 120 mm, até o próximo dia 2 de janeiro.

Após o voo sobre a represa de Itupararanga, o prefeito de Sorocaba, o promotor de Justiça, Antonio Domingues Farto Neto, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), e o diretor-geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, acompanhados da imprensa, fizeram um passeio com lanchas por quase todo o reservatório.

Após a vistoria técnica, Rodrigo Manga disse que a situação da represa preocupa e que por isso é inevitável iniciar o racionamento de água em Sorocaba a partir do ano que vem.

O prefeito explicou que a medida é para economizar água do reservatório para que a cidade não tenha problemas ao longo de 2022, sobretudo quando chegar as estações do ano que são mais secas, ou seja, quando chove menos.

“Não vai faltar água em Sorocaba, mas para que a população possa ficar tranquila e para que possamos ajudar a preservar o manancial, que é tão importante para toda a região de Sorocaba, vamos detalhar o plano de racionamento para a imprensa no dia 12 de janeiro”, aponta Manga.

Já o diretor-geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, disse que a pedido do prefeito, o racionamento de água irá contemplar toda a cidade e não ficará restrito a somente uma região. “O plano será apresentado pela Prefeitura de Sorocaba e pelo Saae o no próximo dia 12 e pretendemos dar alguns dias para que a população saiba como ficará o consumo de água em cada bairro, e se prepare então para o início do racionamento, que será em janeiro”, destaca.

Após o início do racionamento de água, a cada 15 dias a situação deverá ser analisada de forma conjunta entre o Saae e a Prefeitura de Sorocaba para avaliar o volume de água da represa de Itupararanga. Segundo o diretor-geral da autarquia, para evitar o racionamento de água seria necessário que o volume útil do reservatório estivesse em pelo menos 40%. Porém, nas últimas semanas o nível da água da represa ficou abaixo de 20%, ou seja, é a pior seca do reservatório dos últimos 96 anos.

Além de sobrevoar a área, Manga continuou a vistoria da represa com um barco, acompanhado do promotor de Justiça, Antonio Domingues Farto Neto, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

 

Saae irá aumentar fiscalização

O diretor-geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, disse ainda que a autarquia e a Prefeitura de Sorocaba irão aumentar a fiscalização e multas os moradores da cidade que fizerem o uso irracional da água, sobretudo, durante o período do racionamento no ano que vem.

“Haverá multa para aqueles que desperdiçarem água e que ainda não entenderam que é preciso fazer o uso racional e consciente, especialmente, em um período de crise hídrica”, ressalta.

De acordo com a Saae, também haverá aumento na fiscalização e na atuação do recebimento de denúncias de desperdício de água, por meio dos canais de Ouvidoria da autarquia e também da Prefeitura de Sorocaba. 

“O racionamento de água tem duas funções: não é somente para economizar a água na represa de Itupararanga, mas também uma ação educativa para que as pessoas se alertem para a necessidade de economizar água, pois é um recurso finito”, destaca Ronald.

O diretor-geral do Saae Sorocaba afirma ainda que com o racionamento de água na cidade será possível economizar em torno de 20% da quantidade que a autarquia capta da represa de Itupararanga. O que seria equivalente ao consumo de água diário da cidade de Votorantim, por exemplo.

MP prepara levantamento sobre Itupararanga

O promotor de Justiça, Antonio Domingues Farto Neto, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público do Estado, disse que o órgão prepara um levantamento técnico sobre toda a área da represa para identificar as áreas de plantio, de eucaliptos, das nascentes e rios que alimentam o reservatório de Itupararanga, bem como quem são os tomadores de água e detentores de outorgas, que são concedidas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE).

“Com esse estudo mais amplo iremos saber quais ações precisam ser adotadas em âmbito regional, para a preservação da represa de Itupararanga”, destaca Farto Neto. O promotor disse ainda que o MP também está em contato com os demais municípios da região e que captam água do reservatório para que também adotem medidas mais restritivas de consumo.

 .

Galeria

Confira a galeria de fotos