Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Ano-novo deve chegar quente e com temporais

30 de Dezembro de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Levar o guarda-chuva, se for sair, é recomendado.
Levar o guarda-chuva, se for sair, é recomendado. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/10/2021))

 

O ano-novo promete vir quente e acompanhado de temporais na região de Sorocaba, assim com os últimos dias de 2021. As noites, no entanto, terão clima ameno e a sensação abafadiça deve diminuir. Um alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo prevê acumulado de chuva entre 100 e 120 milímetros, além de possíveis transtornos como deslizamentos, desmoronamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Outro órgão que confirma a virada no tempo é o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas até o dia 3 de janeiro. Hoje (30), o dia nasce com muitas nuvens no céu e pode chover a qualquer momento. Os termômetros podem marcar temperatura máxima de 26ºC, e mínima de 18ºC. O nível pluviométrico chega a 15 milímetros e a umidade relativa do ar fica entre 50% e 100%, dentro dos padrões considerados ideais para a saúde.

Amanhã (31), véspera de ano-novo, será nublado e o sol aparece em alguns períodos do dia. A máxima prevista é de 26ºC e a mínima, 18ºC. Deve chover mais que hoje, o índice pluviométrico é de até 25 milímetros. Já a umidade do ar fica entre 80% e 100%. No primeiro dia do ano, o clima continua parecido com o do dias anteriores: sol e nuvens no céu. A máxima é de 26ºC e a mínima 19ºC, conforme previsões do Inmet. O índice pluviométrico chega aos 15 milímetros e qualidade do ar fica entre 60% e 95%.

No domingo (2), as pancadas de chuvas aparecem no período da tarde e durante à noite. A temperatura máxima pode chegar aos 27ºC e a mínima, aos 17ºC. O acumulado de água pode chegar a 15 milímetros, nesse dia, e a qualidade do ar fica entre 70% e 90%. A segunda-feira (3) tem aumento de nuvens pela manhã, porém, as pancadas de chuva chegam à tarde e se estendem para a noite. Faz mais calor, com máxima de 29ºC e mínima de 19ºC. O nível pluviométrico diminui, com 8 milímetros, e a qualidade do ar fica entre 38% e 78%. (Wilma Antunes - programa de estágio)