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Consumo

Comércio inicia a temporada das tradicionais liquidações

Consumidores continuam circulando em busca de produtos e ofertas

29 de Dezembro de 2021 às 21:07
Ana Claudia Martins [email protected]
Lojas de Sorocaba apostam nas promoções lançadas após as vendas de Natal.
Lojas de Sorocaba apostam nas promoções lançadas após as vendas de Natal. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/12/2021))

Após as vendas de Natal, o comércio em geral e os shoppings já começaram as tradicionais liquidações de fim de ano. Em Sorocaba, a previsão de vendas para o Natal no comércio era de 5% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado, conforme estimativa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso). Já os shoppings esperavam aumento de até 16% nas vendas natalinas em 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.

A Acso está em recesso e, neste momento, não há dados sobre o desempenho das vendas de Natal no comércio de Sorocaba. Porém, é certo que as vendas foram melhores no Natal deste ano na comparação com o mesmo período de 2020, sobretudo, por conta da pandemia da Covid-19.

Visto que no ano passado, nesta época de festas de fim de ano, a flexibilização no comércio ainda era pequena, diferente do Natal 2021, já que todas as atividades econômicas estavam em pleno funcionamento, apesar das medidas de prevenção contra a doença, que continuam válidas.

Em alta

De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas do comércio marcaram alta de 2,8% durante a semana do Natal em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2020, as compras natalinas do varejo físico haviam registrado a maior baixa desde o início da série histórica, com queda de 10,3% em relação às vendas de 2019.

Já na análise do fim de semana que antecedeu a data comemorativa em 2021, a alta foi de 4,2%, na comparação com o período correspondente do ano anterior. Em São Paulo, o índice sazonal também registrou alta de 3,8% na semana da data comemorativa, enquanto no fim de semana, a movimentação do comércio cresceu 5%.

O indicador tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian e leva em conta apenas o varejo físico. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 18 a 24 de dezembro de 2021 e comparadas ao mesmo período de 2020.

Para o fim de semana que antecede o Natal, foram consideradas as consultas realizadas no período de 17 a 19 de dezembro de 2021 e comparadas às do período de 18 a 20 de dezembro de 2020.

Shoppings estão em festa

Nos shoppings, o aumento nas vendas foi maior. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), cerca de 123,7 milhões de consumidores foram às compras nesta época natalina. Com isso, o Natal de 2021 registrou um aumento real de 10% nas vendas de lojistas de shopping em relação ao ano passado, mas ainda está distante de alcançar o patamar de 2019.

A Alshop estima que as vendas dentro dos shoppings alcancem R$ 204 bilhões no acumulado de 2021, o que representa um crescimento de 58% em relação a 2020, época em que os empreendimentos estavam afetados pela pandemia, com restrições de público. Se comparado ao faturamento de 2019, porém, é prevista uma redução de 3,5% das vendas.

A coordenadora de marketing do shopping Cidade Sorocaba, Patrícia Manelli Godoy, disse que as vendas do Natal foram 10% maiores que o mesmo período do ano passado, e o valor do tíquete médio gasto pelos consumidores também foi maior em 5%. “Depois de um ano difícil em 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o Natal 2021 foi melhor e as vendas superaram os patamares do ano passado”, destaca.

No shopping, que fica na zona norte, algumas lojas também já iniciaram os tradicionais saldos após o Natal, com remarcações de preços e descontos.

Liquidações já começaram

O ano de 2021 ainda não acabou, mas as tradicionais liquidações já começaram nas lojas do comércio e nos shoppings de Sorocaba. E já no início de 2022 ocorrem as tradicionais liquidações de “queima de estoque”, principalmente nas lojas de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e produtos em geral. A promessa é de descontos de até 70% e também pelo comércio eletrônico, como na Black Friday. (Ana Cláudia Martins)