Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sorocaba amplia atendimento para pacientes com sintomas de gripe

A partir desta quinta (30), três UBSs passam a atender exclusivamente pessoas com sintomas gripais, de segunda sexta, das 7h às 19h

29 de Dezembro de 2021 às 12:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
UBS Jardim Simus.
UBS Jardim Simus. (Crédito: Divulgação)

Sorocaba terá a partir desta quinta-feira (30) atendimento especial para pessoas com sintomas gripais em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a Prefeitura de Sorocaba, as unidades sentinelas são as UBSs da Vila Fiori, Jardim Simus e do Éden. O atendimento será das 7h às 19h, de segunda a sexta, exceto feriados, e exclusivamente para pessoas com sintomas gripais.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (29) pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), durante entrevista para a rádio Cruzeiro FM 92,3. Manga disse que a medida foi tomada por conta do surto de gripe que atinge várias cidades do país.

Conforme o prefeito, as três UBSs sentinelas passarão a atender, exclusivamente, pessoas com sintomas gripais já a partir desta quinta. Em relação aos demais atendimentos que ocorrem normalmente nessas unidades, segundo a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, eles serão remanejados, temporariamente, para unidades mais próximas. 

Além dessas três UBSs sentinelas, que atenderão exclusivamente pacientes com sintomas de gripe, de segunda a sexta, das 7h às 19h, a cidade também conta com 10 Unidades de Urgência e Emergência para atender esses casos: UPHs Norte, Leste e Oeste, UPA Éden, PAs Laranjeiras, Brigadeiro Tobias, Carandá, Sorocaba I, São Guilherme e São Bento.

Excepcionalmente, as UBSs sentinelas não atenderão nos dias 31 de dezembro, e 1 e 2 de janeiro, funcionando todas as demais unidades de saúde normalmente nesses dias.

“O munícipe, então, escolhe se ele vai buscar atendimento nessas UBSs sentinelas ou nas UPHs. Muitas pessoas estão pegando gripe neste momento e as UPHs estão com muitos atendimentos. Assim, para desafogar um pouco as UPHs abrimos esses atendimentos nas UBSs sentinelas”, destaca Manga.

De acordo com a SES, a orientação é que toda pessoa com os sintomas de febre, dor de cabeça, tosse seca, dor muscular e articular, mal-estar, dor de garganta e coriza procure uma dessas 13 unidades de saúde (veja abaixo) para atendimento médico.

Unidades e atendimentos reforçados

Segundo o médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, as equipes multiprofissionais para atendimento nas unidades de saúde igualmente foram ampliadas. “De forma ágil, em função da procura, ampliamos as equipes das unidades para oferecer um atendimento de qualidade à população”, destaca.

Medidas de prevenção

A SES orienta como medidas de prevenção: higienizar sempre as mãos; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; caso haja indicação, utilizar máscara para proteger-se e evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

Horário das unidades

UBS Sentinela Éden – das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
UBS Sentinela Fiori – das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
UBS Sentinela Simus – das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira

UPH Zona Norte – 24 horas todos os dias
UPH Zona Leste – 24 horas todos os dias
UPH Zona Oeste – 24 horas todos os dias
UPA Éden – 24 horas todos os dias

PA Laranjeiras – 24 horas todos os dias
PA Brigadeiro Tobias – das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos
PA Carandá – das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos
PA Sorocaba I – das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos
PA São Guilherme – das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos
PA São Bento – das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos (Da Redação)