Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Programa municipal viabilizou a adoção de 227 cães e gatos

29 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal tem 110 animais esperando tutores.
Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal tem 110 animais esperando tutores. (Crédito: SECOM SOROCABA)

Neste ano de 2021, 227 cães e gatos, que viviam temporariamente na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba, foram adotados por munícipes e ganharam um novo lar. Essa oportunidade é oferecida por meio do programa “D + uma chance, adote uma Vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação, da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Os dados contabilizados pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, em 2021, são superiores aos dos dois últimos anos. Em 2019, 207 animais foram adotados. Já, em 2020, foram 110. “O nosso objetivo é incentivar a adoção responsável desses animaizinhos que vivem em nossa unidade e, felizmente, estamos conseguindo ampliar esse número”, disse o secretário da Sema, o veterinário Antonio Prieto.

Cada adoção é sempre muito comemorada por toda a equipe da Sema. O espaço atua especialmente no cuidado com animais vítimas de maus-tratos e, por isso, precisa sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com todo zelo e amor. Todos os animaizinhos são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados, para, então, serem disponibilizados para a adoção responsável.

Adotar um cão ou gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos, ou seja, ele vai precisar da atenção do seu tutor por muito tempo, como receber carinho, cuidados veterinários, além da necessidade de brincar e passear.

Atualmente, a Unidade conta com mais de 130 cães e gatos, vítimas de abandono ou de maus-tratos, aguardando para adoção.

Um cachorro adulto da unidade que pode ser adotado, por exemplo, é o Frank. Ele foi resgatado pela equipe da Sema no dia 27 de maio deste ano, vítima de tortura. Na época, o animal estava com um ferimento na cabeça, com exposição óssea, provocado por objeto perfurocortante, e remoção total da bolsa escrotal, com ferimento aberto. Na unidade, passou por cirurgia e tratamento e, hoje, está plenamente recuperado.

Para visitar a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, em razão da pandemia da Covid-19, basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone (15) 3202-8006, para agendar um horário. O espaço fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. (Da Redação)