Buscar no Cruzeiro

Buscar

Infraestrutura

Saae instala rede de água na Comunidade Fazendinha em Sorocaba

No local, serão implantados, ao todo, 1.300 metros de rede de água, com tubulações de 50 e 75 milímetros de diâmetro

28 de Dezembro de 2021 às 20:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
Obras de instalação da rede de água já começou em 15 de dezembro, porém, o lançamento oficial ocorreu na tarde desta terça-feira (28)
Obras de instalação da rede de água já começou em 15 de dezembro, porém, o lançamento oficial ocorreu na tarde desta terça-feira (28) (Crédito: Eduardo Santinon / Secom Sorocaba)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba instala redes de distribuição de água na Comunidade Fazendinha, que fica na região do Parque Vitória Régia, zona norte da cidade. A ação atenderá a 89 moradias, beneficiando, aproximadamente, 500 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

As obras tiveram início no dia 15 de dezembro, porém, o lançamento oficial ocorreu na tarde desta terça-feira (28), com a presença do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

No local, serão implantados, ao todo, 1.300 metros de rede de água, com tubulações de 50 e 75 milímetros de diâmetro. Até o momento, 5.600 metros de tubulações já foram instaladas.

Os trabalhos são executados com recursos e mão de obra próprios da autarquia e a previsão é de que sejam concluídos em janeiro de 2022. O investimento é de R$ 52,8 mil.

“É desumano viver sem água encanada. Nossas ações vão, exatamente, no sentido de humanizar e mudar essa situação e dar a dignidade de uma vida melhor a essa comunidade. E isso é só o começo, pois, logo mais, virá a rede de esgoto, a regularização de imóveis e outras melhorias para essa e outras áreas da cidade em situação semelhante, como temos feito desde o início de nosso mandato”, destaca o prefeito.

O diretor-geral do Saae confirmou o que disse o prefeito sobre a instalação de rede de esgoto. “O projeto será elaborado em janeiro próximo, e as obras terão início em 2022, com a implantação das tubulações. Trabalhamos com ações concretas e gestão de resultados”, enfatiza Ronald Pereira da Silva.

Demanda reprimida

Moradora da Comunidade Fazendinha, há sete anos, a dona de casa Suzana Ramos Barreto dizia-se muito feliz com as obras. “Estou muito satisfeita. Entrou governo, saiu governo e nunca fizeram nada por nós. Que alegria é ver, agora, pessoas dispostas a nos ajudar. Água e esgoto são reivindicações de muitos anos”, afirma.

Terminada a obra, o Saae realizará um mutirão no bairro, para providenciar as ligações residenciais à rede que está sendo implantada. “Esse pedido deve ser feito, individualmente, por família, e vamos providenciar esse serviço para agilizar as documentações e, depois, a instalação dos hidrômetros em cada residência”, acentua o diretor-geral da autarquia. (Da Redação, com informações da Secom)

Galeria

Confira a galeria de fotos