Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

MP e Prefeitura de Sorocaba farão vistoria na represa de Itupararanga

Ação será realizada na manhã de quinta-feira (30) por conta da crise hídrica que afeta os municípios da região

28 de Dezembro de 2021 às 17:02
Ana Claudia Martins [email protected]
A Prefeitura de Sorocaba, o Ministério Público e a Polícia Ambiental farão uma vistoria na represa de Itupararanga nesta quinta-feira (30).
A Prefeitura de Sorocaba, o Ministério Público e a Polícia Ambiental farão uma vistoria na represa de Itupararanga nesta quinta-feira (30). (Crédito: Fábio Rogério)

A Prefeitura de Sorocaba, o Ministério Público e a Polícia Ambiental farão uma vistoria na represa de Itupararanga nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, por conta da crise hídrica que afeta os municípios da região, que se utilizam do reservatório para o suprimento de água.

A vistoria será realizada pelo promotor de Justiça, Antonio Domingues Farto Neto, que faz parte do Grupo de Atuação Regionalizada de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), em conjunto com a Polícia Ambiental e a Prefeitura de Sorocaba, para a constatação da real situação hídrica do reservatório. Prefeitos dos municípios da região também deverão participar.

A visita foi divulgada durante entrevista coletiva, que ocorreu no último dia 16 deste mês, no Paço Municipal, sobre a crise hídrica que atinge Sorocaba e mais 9 cidades da região, por conta da falta de chuvas, que afeta o volume de água da represa de Itupararanga. Por conta da estiagem prolongada, o reservatório enfrenta a sua pior seca dos últimos 96 anos, segundo a Votorantim Energia, empresa que faz a gestão da represa.

Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba informou que se até o dia 12 de janeiro os níveis dos reservatórios não se recompuserem e os índices de economia de água não forem suficientes para minimizar os impactos da crise hídrica, o Saae já tem pré-definido um plano de racionamento, o qual será atualizado para que, caso haja necessidade, seja colocado em prática, causando o mínimo possível de transtorno aos usuários.

Na segunda-feira (27), o promotor Farto Neto, em entrevista a rádio Cruzeiro FM 92,3, falou sobre a crise hídrica e a possibilidade de Sorocaba iniciar o racionamento de água já a partir do próximo dia 12 de janeiro. Segundo ele, o ano de 2022 também deve ser seco na região e por isso a importância do racionamento de água para preservar a água da represa de Itupararanga.

“Com essa pandemia, muitas pessoas da capital paulista vieram para o interior e o consumo aumentou; em paralelo, a quantidade de chuvas tem ficado abaixo da expectativa prevista”, analisou o promotor.
“É importante todo mundo ter essa conscientização de que a água é um bem finito e que a crise é de todos. Pensando nisso, a Polícia Ambiental mantém suas ações de fiscalização nas represas, coibindo abusos e desrespeito à legislação”, acrescentou o Comandante Felipe José Leme, da Polícia Ambiental de Sorocaba.

Já o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, disse que a visita ao reservatório deverá ser feita por meio de um voo sobre o local e também por meio de lanchas para verificar a real situação de Itupararanga. “É uma situação crítica e nós estamos atentos a isso e vamos tomar todas as medidas possíveis para vencer essa crise hídrica da melhor maneira possível”, disse o chefe do Executivo sorocabano.

A Prefeitura de Sorocaba pede que os sorocabanos continuem economizando água como forma de evitar a adoção de medidas restritivas no abastecimento. Conforme o Saae, com todas as campanhas educativas e de economia realizadas pela autarquia, nos últimos seis meses, houve uma redução de 5% no consumo, o que ainda é pouco e precisa ser ampliado.

O Saae Sorocaba informa ainda que já solicitou ao Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee), vinculado ao Estado, um estudo de outorgas de água, concedidas e efetivas, na região de Itupararanga, bem como um completo balanço hídrico. (Da Redação)