Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ventos fortes

Vendaval na zona norte de Sorocaba derruba cobertura do Xúris Bento

Desde 2016, o clube de futebol realiza também ação solidária de Natal e distribui brinquedos para crianças da comunidade; vídeo

27 de Dezembro de 2021 às 20:23
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vendaval no Parque São Bento provocou o destelhamento da sede do Xúris Futebol Clube
Vendaval no Parque São Bento provocou o destelhamento da sede do Xúris Futebol Clube (Crédito: Arquivo Pessoal)

Os fortes ventos e a chuva intensa que caiu na região da zona norte de Sorocaba na tarde desta segunda-feira (27), por volta das 15h, causaram estragos na sede do Xúris Bento Futebol Clube, que fica no Parque São Bento. A estrutura de madeira e telhas de fibrocimento que faziam a cobertura da sede do clube não resistiram e foram ao chão. Parte do alambrado que cerca o campo de futebol da chamada Arena Xúris também não aguentou as rajadas de vento e acabou cedendo e caindo. A diretoria do clube não sabe o valor do prejuízo.

De acordo com Bruno Quirino da Silva, da diretoria do clube, o local é bastante frequentado pela comunidade do bairro, onde muitas pessoas se encontram para momentos de entretenimento. Desde 2016, o Xúris promove uma ação solidária de Natal, que se repetiu na semana passada, quando cerca de 700 pessoas participaram, além da distribuição de 500 brinquedos às crianças da região.

O vendaval desta segunda-feira (27) não deixou feridos, porém, causou pejuízo ao clube: "A chuva e o vento jogou tudo pra baixo. Graças a Deus não machucou ninguém, mas nossa sede ficou destruída. Não sei o valor do prejuízo", lamenta.

Ele disse que o clube ajuda a comunidade com cestas básicas, festas para as crianças, entre outras ações beneficentes. "Não sabemos por onde começar", diz Bruno, destacando que os voluntários se reuniram logo depois da chuva para juntar o material que se espalhou no chão e avaliarem o que farão para reconstruir a sede. Bruno pensa, num primeiro momento, em fazer uma vaquinha, mas afirma que toda a ajuda será muito bem-vinda.

O clube iniciará uma campanha pela página do Facebook para quem quiser ajudar na recuperação da estrutura do clube. A página do clube no Facebook é Xúris Bento e o Pix para contribuições é o [email protected] Bruno disponibilizou também os celulares dos diretores para outros contatos: Bruno (15) 99745-8261; Senio (15) 97401-0107; e Dinei (15) 99123-9022.

De acordo com a Secretaria da Comunicação de Sorocaba, as chuvas da tarde desta segunda-feira (27), que se estenderam pelo período das 13h20 até por volta das 16h, provocaram quedas de árvores nos bairros Júlio de Mesquita Filho, Wanel Ville, Parque São Bento, Ipanema das Pedras, Jardim Santa Márcia, Parada do Alto, Parque Manchester e Jardim Simus.

No Parque São Bento, Ipanema das Pedras e Júlio de Mesquita, telhados de imóveis foram atingidos; bem como no bairro Ipanema Ville.

Todas as ocorrências foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros, da CPFL Piratininga e/ou da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo). Não houve vítimas. (Da Redação)

Índices pluviométricos registrados

Parque São Bento - 14 mm;

ETA Éden - 9 mm;

Jardim Saíra - 6 mm;

Aparecidinha - 3 mm;

Morros - 1 mm. 

Galeria

Confira a galeria de fotos