Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Votorantim dá sequência à vacinação na praça central e em 10 UBSs

Serão fornecidas a primeira, a segunda e a terceira doses, ou de reforço, do imunizante

27 de Dezembro de 2021 às 17:20
Cruzeiro do Sul [email protected]
 A ação acontecerá na praça Lecy de Campos, das 16h às 20h, ao lado da Feira da Lua, e em 10 unidades de saúde
A ação acontecerá na praça Lecy de Campos, das 16h às 20h, ao lado da Feira da Lua, e em 10 unidades de saúde (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Secretaria da Saúde (Sesa) de Votorantim utilizará a praça Lecy de Campos, na área central da cidade, nesta terça-feira (28), como ponto de vacinação contra a Covid-19. A ação acontecerá das 16h às 20h, ao lado da Feira da Lua. No local, serão fornecidas a primeira, a segunda e a terceira doses, ou de reforço, do imunizante. A Sesa também promoverá a vacinação em 10 unidades de saúde, nos períodos da manhã e tarde. Os horários variam de acordo com o ponto de aplicação da vacina.

As duas vacinas, AstraZeneca e Pfizer, serão aplicadas em 11 locais. As unidades Vila Nova, Bela Vista e Cristal farão a vacinação das 8h às 15h. Nesses três locais, haverá a distribuição de senhas até às 14h.

Clarice, Barra Funda, Serrano e Vila Garcia aplicarão as doses entre 8h e 12h. No Green Valley, Tatiana e Novo Mundo, o trabalho será feito das 9h às 12h. Na praça Lecy de Campos, das 16h às 20h.

A vacina Coronavac estará disponível aos munícipes nesta terça-feira, a partir das 8h, em quatro unidades de saúde: Vila Nova, Bela Vista, Serrano e Tatiana. Na praça Lecy de Campos, das 16h às 20h.

A dose de reforço da Janssen será fornecida em quatro locais de Votorantim. Um deles será a praça Lecy de Campos, entre 16h e 20h. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Garcia, Serrano e Clarice, a aplicação terá início às 8h e será encerrada com o término das doses. Atualmente, a Janssen tem sido aplicada em pessoas residentes em Votorantim. Basta o interessado ir à UBS com o comprovante de residência e a carteira de vacinação.

Nesse caso, o morador de Votorantim receberá a dose de reforço mesmo tendo tomado a primeira dose em outra cidade. A Secretaria Municipal de Saúde aplicará o reforço da Janssen somente em pessoas que receberam a respectiva vacina há mais de 61 dias.

A dose de reforço da Janssen não será aplicada em quem já recebeu a dose adicional da Pfizer. O processo não será repetido.

Documentos necessários

A pessoa precisa comparecer à unidade de saúde com documento de identidade que conste o número de CPF. É necessário ainda o comprovante de residência em Votorantim e a carteira de vacinação (para segunda dose e dose de reforço).

Os jovens entre 12 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável ou apresentar o termo de consentimento assinado. Essa orientação vale tanto para o recebimento da primeira quanto para a segunda dose.

A Secretaria da Saúde ressalta a importância de a população completar o ciclo vacinal e tomar a dose de reforço. Há o risco da chegada de uma terceira onda do coronavírus ao país. Para evitar o aumento de casos e de mortes, os votorantinenses precisam buscar a vacina.

Confira como será a vacinação nesta terça-feira (dia 28 de dezembro) em Votorantim:

Primeira dose: Para as pessoas com 12 anos ou mais de idade. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Segunda dose da AstraZeneca - 8 semanas: Para as pessoas vacinadas com a AstraZeneca, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Segunda dose da Pfizer - 8 semanas: Para as pessoas com 12 a 17 anos, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Segunda dose da Pfizer - 21 dias: Para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais receberam a primeira dose há 21 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Dose adicional

Para essa dose, a pessoa precisa contar quatro meses após a segunda dose: para as pessoas com 18 anos ou mais de idade, as quais foram vacinadas com a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há 122 dias ou mais. Dois meses após a dose única: para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais foram vacinadas com a Janssen há 61 dias ou mais.

Com relação às pessoas com alto grau de imunossupressão, com 18 anos ou mais de idade, para a dose de reforço é recomendável ter 28 dias após a segunda dose. É preciso fornecer cópia de laudo, declaração ou prescrição médica que comprove um dos critérios contemplados. Caso as duas primeiras doses já tenham sido administradas devido à mesma condição de saúde, não será necessário apresentar a documentação novamente. Independente da vacina recebida.

Por enquanto, não há recomendações para dose adicional em pessoas de 12 a 17 anos.

Números da Covid-19 em Votorantim

Apenas uma pessoa está internada com a doença em Votorantim. O leito ocupado é do setor de UTI do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça. No Hospital Santo Antonio e na UPA do Jataí, todas as vagas estão desocupadas.

Nesta segunda-feira (dia 27), não houve registro de morte. Os casos confirmados são 13.259, e os suspeitos, 17. (Da Redação, com informações do Departamento de Comunicação de Votorantim)