Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Covid-19: ainda não é hora de relaxar

Com avanço da vacinação, população começa a deixar de lado as medidas de prevenção à doença

26 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Muitas pessoas tem se esquecido de usar o álcool em gel.
Muitas pessoas tem se esquecido de usar o álcool em gel. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Embora as medidas preventivas -- como uso de máscaras e álcool em gel, lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações -- continuem válidas, alguns desses hábitos têm sido esquecido por muitas pessoas antes de entrar nos supermercados, por exemplo.

Em Sorocaba, os estabelecimentos comerciais continuam oferecendo o álcool em gel ou pia para a lavagem das mãos com sabonete, assim como a exigir o uso da máscara facial.

Além disso, o governo estadual prorrogou até 31 de janeiro de 2022 a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços coletivos de todo o território paulista, visando reforçar a proteção da população. A medida foi tomada, inclusive, por conta do aumento de casos da variante Ômicron e de gripe no Estado.

“A utilização da proteção facial segue vigente em SP e será mantida em virtude da necessidade de manter hábitos preventivos e complementares à vacinação, contribuindo para minimizar o impacto tanto da Covid-19 e suas variantes quanto do vírus Influenza, causador da gripe”, informa o governo estadual.

O uso de máscaras é obrigatório em São Paulo desde 1º de julho de 2020. Já em Sorocaba, a medida está em vigor desde 6 de maio do ano passado. O decreto, assinado pela então prefeita Jaqueline Coutinho, tornou o uso obrigatório para quem sair às ruas e circular nos locais públicos, no transporte público coletivo, transportes por aplicativos e táxis, estabelecimentos comerciais e repartições públicas da cidade.

Atualmente, em locais abertos é fácil observar pessoas que deixam a máscara de lado, mas em estabelecimentos fechados, como nos supermercados, shoppings, lojas e outros tipos de comércio, seu uso ainda têm sido mantido na maior parte do tempo.

O não uso de máscaras em locais públicos prevê multas de R$ 552,71 por pessoa física e de R$ 5.294,38 por estabelecimento, conforme resolução estadual -- pois estes devem prezar pela segurança dos seus colaboradores e consumidores. Porém, as prefeituras municipais têm autonomia para tomar medidas mais flexíveis ou menos rígidas em relação aos protocolos adotados e anunciados pelo governo estadual.

Os estabelecimentos comerciais de Sorocaba que não seguirem o que determina o decreto poderão sofrer imposição das penalidades previstas na Lei Municipal nº 4.412, de 27 de outubro de 1993, incluída a aplicação de multas ou suspensão de licença sanitária ou de funcionamento, sem prejuízo de responsabilização nas esferas cível e penal.

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba orienta ainda que, além da imunização contra a Covid-19, as doenças provocadas por vírus respiratórios podem ser prevenidas com hábitos simples, como lavar bem as mãos com água e sabão, uso de álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar contato com pessoas com sintomas similares aos de gripes e resfriados.

Supermercados

O uso da máscara nos supermercados de Sorocaba continua sendo uma prática habitual pelas pessoas. Mas, o uso do álcool em gel ficou um pouco esquecido, apesar dos estabelecimentos oferecerem o produto logo na entrada desses locais.

Na tarde de quarta-feira (22), em um supermercado da Rede Bom Lugar, no bairro Vitória Régia, apesar do local ter pelo menos dois dispensers de álcool gel na entrada, nem todas as pessoas faziam uso do produto para higienizar as mãos.

O supermercado também oferece a higienização dos carrinhos com álcool gel e, nos caixas, divisórias em acrílico como formas de prevenir a Covid-19.

O gerente geral da loja, Osvaldo Figueiredo, disse que houve maior resistência em relação ao uso da máscara no início da medida, ou seja, logo que passou a ser obrigatório. “Hoje em dia é um caso ou outro da pessoa esquecer a máscara e, quando isso ocorre, pedimos que a pessoa use o acessório. E, caso ela não tenha, o supermercado disponibiliza uma, mas a pessoas deve vir já com sua própria máscara”, explica.

Elizeti Batista foi ao mercado fazer compras e antes de entrar higienizou as mãos com álcool gel. “É importante continuar tomando as medidas preventivas e evitar a doença”, afirma. (Ana Claudia Martins)