Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

2ª Exposição Franciscana de Presépios encanta na Fundec

Visitação pública pode ser feita até 9 de janeiro, das 10h às 22h

25 de Dezembro de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Réplica da escultura do menino Jesus, utilizada pelo Papa na Missa do Galo está exposta.
Réplica da escultura do menino Jesus, utilizada pelo Papa na Missa do Galo está exposta. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (11/12/2021))

Entre as ruas iluminadas do centro de Sorocaba é possível reviver o nascimento de Cristo por meio de obras de artistas do mundo todo. A 2ª Exposição Franciscana de Presépios Internacionais, na Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), chama a atenção de quem passa pela rua Brigadeiro Tobias. Isso porque as mais de 80 seleções trazem consigo, além da representação do nascimento de Jesus, a cultura de cada País.

A história dos presépios começa em 1223, em uma gruta de Greccio, província italiana de Rieti. Foi lá que São Francisco fez a encenação do nascimento de Cristo pela primeira vez. Na época, o presépio foi realizado de forma teatral, posteriormente, as estatuetas passaram a assumir o protagonismo nas homenagens. O frei Rozântimo, da Arquidiocese de Sorocaba, explica que os presépios, além de relembrar, revive, com muito sentimento, esse evento tão importante para os cristãos: o nascimento de Jesus.

A exposição conta com diferentes cenários que atraem olhares curiosos de quem visita o espaço. As obras são feitas em diferentes materiais, como cristais, patchworks, arames, crochês, papéis e até mesmo folhas de milho. O presépio vindo diretamente de Belém, a Terra Santa, conta com uma réplica da escultura do menino Jesus, utilizada pelo Papa na Missa do Galo.

Oitenta seleções representam o nascimento de Jesus e enaltecem a cultura dos países.  - WILMA ANTUNES (23/12/2021)
Oitenta seleções representam o nascimento de Jesus e enaltecem a cultura dos países. (crédito: WILMA ANTUNES (23/12/2021))

Cada presépio tem suas particularidades e trazem muitos detalhes da cultura de cada etnia, mas todas elas têm uma coisa em comum: a imagem de São Francisco. Na obra alemã, por exemplo, nota-se que as estatuetas estão bem agasalhadas, por conta do clima frio do país. Já na exposição que veio da África, os traços dos rostos dos personagens, assim como o biotipo, são mais parecidos com os povos naturais do continente.

Até mesmo quem não tem uma crença definida, se encanta com as obras dos artistas. Esta é segunda vez que Sorocaba recebe a exposição franciscana. No ano passado, os presépios foram expostos na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos. Para o frei Rozântimo, que apresenta a exposição com brilho nos olhos, esse é um momento muito especial, em que devemos celebrar o amor e a paz.

Quem ficou interessado em visitar a 2ª Exposição Franciscana de Presépios Internacionais, que está na cidade desde o dia 11 de dezembro, tem até o dia 9 de janeiro de 2022 para conferir as obras de perto. O espaço é aberto todos os dias, das 10h às 22h, na rua Brigadeiro Tobias, número 73. A entrada é gratuita. (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos