Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ruas e avenidas têm trechos sem iluminação

Até outubro de 2021, foram registrados na Prefeitura de Sorocaba quase 10 mil pedidos de manutenção

25 de Dezembro de 2021 às 00:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Falta de iluminação pública é uma situação recorrente em Sorocaba e motivo de reclamação de munícipes.
Falta de iluminação pública é uma situação recorrente em Sorocaba e motivo de reclamação de munícipes. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (22/12/2021))

Ruas e avenidas movimentadas de várias regiões de Sorocaba estão com trechos sem iluminação. Moradores dos bairros se preocupam em passar pelas vias à noite, já que se sentem inseguros com a escuridão. Leitores do Cruzeiro do Sul entraram em contato com a reportagem para informar os pontos onde o problema acontece.

Em meados deste mês, estavam sem iluminação trechos das avenidas Dom Aguirre, São Paulo, engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e Juvenal de Campos. Também havia lâmpadas queimadas na avenida General Osório e na rua Maciel Baião, no Jardim Ana Maria, além da rua Menaldo C. da Silva Rodrigues, no Parque das Laranjeiras. De acordo com um morador, que preferiu não se identificar, o problema ocorre na avenida Dom Aguirre com frequência. Na via, em uma noite ele contou 13 postes com as lâmpadas desligadas.

A falta de iluminação é uma situação recorrente em Sorocaba. Segundo dados da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em 2020, foram registrados 9.611 pedidos de manutenção em iluminação pública e 9.932 pedidos até outubro de 2021, sendo a zona norte a região onde se concentra o maior número de solicitações, por conta de sua extensão e densidade demográfica. As causas do problema estão mais relacionadas à vida útil e à exposição temporal dos equipamentos, além de algumas ocorrências por reconexão do ponto à rede de energia elétrica.

Para resolver a situação, no dia 6 de novembro, a Prefeitura de Sorocaba anunciou uma força tarefa para zerar o número de solicitações de troca de lâmpadas da iluminação pública da cidade. O prazo para resolver o problema informado pela administração foi de 45 dias, mas a situação continua em algumas regiões.

O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura para saber quem é o responsável pela iluminação pública da cidade e quando o problema será resolvido. A Secretaria de Comunicação (Secom) informou que encerrou os trabalhos com a empresa contratada pela gestão pública anterior, “pois estava deixando muito a desejar no atendimento das necessidades do serviço de iluminação pública. Agora, a empresa é nova e conta com equipe dobrada”.

Já em relação a reparação das lâmpadas, a Prefeitura disse que a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) encaminha equipes técnicas aos locais de queixas para verificar as necessidades de cada lugar e, assim, providenciar os devidos reparos.

Ciclovia no escuro

A falta de iluminação não é um problema somente nas ruas, mas também em áreas com ciclovias, tornando arriscado trafegar de bicicleta pelos locais. O ciclista Bruno Goia, de 31 anos, conta que na avenida Dom Aguirre, região da praça Lions, existem trechos no escuro. Ele diz que a Prefeitura fez um bom trabalho no local trocando as lâmpadas da ciclovia por luzes de LED, mas moradores de rua que ficam na região vandalizam os postes de iluminação. “A Prefeitura fez um trabalho legal de modificação dessas luzes. O LED é muito melhor do que a luz que estava, de mercúrio, porque além de ser melhor, a durabilidade é muito maior, mas o problema são os moradores de rua que ficam na beira do rio. Eles conseguem quebrar o postes e arrebentam os fios para vender”.

Em casos como esses, a população pode registrar sua solicitação nos canais de atendimento da Prefeitura: telefone 156; site www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento; WhatsApp (15) 99129-2426; nas Casas do Cidadão ou pelo Portal de Iluminação Pública: (servicos.sorocaba.sp.gov.br/iluminacao/). (Vanessa Ferranti)