Buscar no Cruzeiro

Buscar

Apoio emocional

Pedidos de ajuda aumentam no CVV durante festas de fim de ano

Atendimentos em Sorocaba sobem 20% nesse período

23 de Dezembro de 2021 às 12:25
Vanessa Ferranti [email protected]
Fachada da sede do CVV, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (18/1/2020)
Fachada da sede do CVV, em Sorocaba. (Crédito: Emídio Marques (18/1/2020) )

Dezembro é marcado por ser um mês de festas, alegrias e comemorações, mas para algumas pessoas esse período também pode ser motivo de tristeza. Sentimentos como angústia, ansiedade e solidão são mais comuns do que se imagina durante as festas de fim de ano e isso é possível perceber através dos dados do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba.

O número de ligações com pedidos de ajuda aumentam 20% nessa época do ano. O vice-presidente do CVV Sorocaba, José Luiz Húngaro, comenta que muitas pessoas ficam deprimidas pois se sentem sozinhas nesse período e precisam desabafar. “Nessa época as pessoas começam a fazer um balanço da vida, de tudo o que aconteceu e para aqueles que sofreram perdas, isso se intensifica. Nesse balanço as pessoas também buscam que o ano-novo seja melhor, nessa busca interior ela quer falar daquilo que a incomoda, pois não tem com quem conversar”, conta.

A psicóloga Osmeire Tobias explica que existe uma sensação de felicidade quase que obrigatória durante o fim de ano e isso pode trazer dificuldades para algumas pessoas, principalmente para quem está passando por um luto, perda de emprego ou o fim de um relacionamento, por exemplo. Ainda de acordo com a psicóloga, as redes sociais podem intensificar o problema. “Hoje em dia as redes sociais fazem uma propaganda tão grande de momentos felizes, de famílias felizes, de pessoas perfeitas e isso também causa um impacto, pois parece que só aquela pessoa está com dificuldade de ser feliz”, ressalta Tobias.

Para ajudar quem está passando por essa situação, o Centro de Valorização a Vida (CVV) conta com cerca de 4.000 voluntários capacitados que realizam mais de três milhões de atendimentos por ano no País. Em 2020, a instituição recebeu só em Sorocaba mais de 112 mil pedidos de ajuda. Esse número aumentou neste ano. Até novembro de 2021 já foram realizados cerca 115 mil atendimentos. O serviço é realizado 24 horas por dia, todos os dias da semana e também estará disponível nos feriados, inclusive na noite de Natal e Réveillon. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 188 ou pelo site por chat e e-mail.

Curso preparatório para voluntários

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Sorocaba está com inscrições abertas para o curso preparatório de novos voluntários. As aulas começam a partir de 17 de janeiro. Serão oito encontros gratuitos divididos em três turmas. Para participar é preciso ter mais de 18 anos, pelo menos quatro horas disponíveis por semana e vontade de ajudar pessoas. As aulas acontecem no ambiente virtual. 

Dias e horários: 

Turma de segunda-feira: início em 17 de janeiro - das 19h às 23h.

Turma de quarta-feira: início em 19 de janeiro - das 19h às 23h.

Turma de sábado: início em 22 de janeiro - das 14h às 18h.

O candidato pode se inscrever através do site do CVV, pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp: (15) 99723-7156.