Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Cidadão precisa redobrar atenção nas festas de final de ano

Ações simples podem ser fundamentais contra ações de criminosos

23 de Dezembro de 2021 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Operação Delegada é um dos reforços da segurança pública a favor da população.
Operação Delegada é um dos reforços da segurança pública a favor da população. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO )

 

Alguns crimes, como furtos e assaltos, podem crescer durante o período das festas de fim de ano. Por isso, para evitar ser alvo de criminosos, a população deve redobrar os cuidados e seguir dicas de segurança. Segundo a GCM, fatores característicos de fim de ano favorecem ações criminosas, como descuidos na hora das compras. “O movimento de consumidores, em busca de presentes de Natal, aumenta e podem ser potenciais alvo de infratores”. Casas deixadas desprotegidas enquanto os moradores viajava é outro possível motivo.

Com cautelas simples, as pessoas conseguem se proteger de ladrões. A principal recomendação da Polícia Militar é atentar-se para saques em caixas eletrônicos.“Tenha cuidado com a senha e exposição de valores (dinheiro em espécie)”, orientou. Outro conselho é pagar compras com cartão de crédito ou de débito. Neste sentido, a GCM indica redobrar a atenção com pessoas à volta e não descuidar de bolsas e carteiras. Além disso, conforme a guarda civil, as crianças devem ser mantidas sempre por perto e de mãos dados com adultos.

A PM também sugere estacionar veículos em local seguro, vigiado e bem iluminado. É importante, ainda, não deixar pertences à mostra dentro do automóvel. Cuidar do celular é mais uma dica das duas forças de segurança. “Não o carregue no bolso de trás, jamais entregue ou empreste o celular para pessoas estranhas. Cuidado ao atender seu celular nas ruas, pontos de ônibus e grandes centros comerciais”, orientou a polícia.

Já os furtos e roubos a residências podem ser prevenidos com a colaboração entre vizinhos. A PM recomenda que quem vive em locais onde há programas de vizinhança solidária participe da iniciativa. Assim, são protegidas os imóveis e as ruas. Em caso de sair para viajar, a dica é avisar um familiar ou vizinho, para ficar atento a qualquer movimentação suspeita no imóvel.

Os moradores igualmente devem ter cuidado ao chegar em casa à noite. Observe o perímetro, pessoas estranhas na via e não guarde objetos e valores em casa.

Reforço na segurança

A GCM e a PM adotaram ações de reforço da segurança durante as festas. De acordo com a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, a guarda civil mantém os patrulhamentos preventivos diários nos arredores e próprios municipais e em áreas públicas.

Como uma medida extra, está em vigor, desde 17 de dezembro, a Operação Delegada. “Por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, a administração municipal conta com a atuação também de policiais militares, nos horários livres de escala de trabalho deles, para atuarem como agentes do serviço público municipal, além de todo o efetivo da GCM”, informou a Sesu. “São 11 equipes da Operação Delegada, atuando em dias úteis e 20 nos fins de semana”.

A Polícia Militar igualmente desenvolve operação para a manutenção da ordem pública neste período, como a Natal Seguro. Para o fim de ano, especificamente, lançou a ação Fim de Ano Mais Seguro, focada em abordagem de veículos. O objetivo é “inibir índices criminais nos bairros de Sorocaba”. (Vinicius Camargo)