Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Não há caso da variante Ômicron em Sorocaba

21 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
(Crédito: AFP)

 

Segundo a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, até o momento, a cidade não registrou nenhum caso da variante Ômicron. A população deve continuar a seguir as medidas preventivas para evitar novos casos de Covid-19, além da importância de completar o esquema vacinal. Já em todo o Estado de São Paulo, foram confirmados 12 casos da nova variante.

Os especialistas ainda não possuem estudos concretos sobre a Ômicron, que foi detectada pela primeira vez no mês passado no sul da África e em Hong Kong. A gravidade da doença ainda não é clara.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou no último dia 15 deste mês, mais sete casos da variante Ômicron num grupo de pessoas que estiveram em contato com o último caso detectado no dia 11 deste mês. Com estes sete novos casos, o Estado passou a ter 12 casos de Ômicron confirmados. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) monitora o cenário em todo o território paulista.

Além das vacinas, o governo estadual informa que as medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus, como uso de máscara e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Incerteza

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as primeiras observações indicam que a Ômicron se espalha mais facilmente do que o vírus Sars-CoV-2 originário e do que variantes como a Delta. Ainda são necessários mais dados para saber se as infecções pela variante causam doenças mais graves ou mais mortes do que a infecção por outras variantes. Também não se sabe se haverá reinfecções e infecções emergentes em pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19. A Ômicron já foi detectada em 90 países.

Este mês, a Anvisa reafirmou a importância da vacinação e da utilização de medidas não farmacológicas, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. Isso porque a Covid-19 se espalha por meio do contato próximo com pessoas que têm o vírus, mesmo quem não apresenta sintomas.

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, disse ontem (20) que é cedo demais para se concluir que a variante Ômicron é mais amena do que as outras cepas. Na avaliação dela, a variante pode deixar pessoas doentes o suficiente para “sobrecarregar” os sistemas de saúde.

No Brasil, muitas capitais cancelaram as tradicionais festas de Ano Novo e até do Carnaval em 2022 por conta da preocupação com a nova variante. No exterior, a Ômicron tem aumentado os casos de Covid-19 em vários países, incluindo os da Europa e também nos Estados Unidos. O Reino Unido se recusou a descartar restrições a aglomerações ontem, um dia depois de a Holanda impor um quarto lockdown provocado pela Ômicron, que se propaga rapidamente, enquanto outros países europeus cogitam adotar limites às comemorações de Natal. (Ana Cláudia Martins)