Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motorista sofre mal súbito ao volante e é socorrido por PM; vídeo

Vítima parou em frente a uma Companhia da Polícia Militar, para pedir ajuda, e um policial prestou o primeiro atendimento

20 de Dezembro de 2021 às 15:11
O cabo Reolando prestou o primeiro atendimento à vítima
O cabo Reolando prestou o primeiro atendimento à vítima (Crédito: Divulgação )

 

 

 

Um motorista, de 31 anos, sofreu um mal súbito ao volante e foi socorrido por um policial militar de Sorocaba. O caso ocorreu às 7h31 desta segunda-feira (20), em frente à sede da 1ª e 2ª Companhias da Polícia Militar, na altura do número 1.285 da avenida Santos Dumont, no Jardim Ana Maria. O estado de saúde do condutor é estável. 

Segundo o cabo Reolando José Rosa, de 46 anos, da 1ª Companhia, o condutor ia para o trabalho, quando sentiu dores no peito, fraqueza e formigamento nos braços. Ele é funcionário de uma operadora de telefonia. Ao perceber os sintomas, o homem parou em frente à base da polícia, para pedir ajuda. 

Imediatamente, Reolando foi averiguar a situação. "No momento em que eu saí, percebi o motorista estacionando com a mão no peito, gemendo. Fui até o veículo e comecei a perguntar o que ele estava sentindo", conta.

Na sequência, o policial acionou o resgate. "De imediato, liguei para o Samu, mas não havia viatura disponível. Liguei mais uma vez e recebi a mesma resposta de outro atendente. Pensei primeiramente no Samu pois a sede fica no PA Norte, mais perto o atendimento. Dessa forma, liguei no Corpo de Bombeiros, que, de imediato, disponibilizou uma equipe", relata.

Enquanto aguardava a chegada do resgate, o homem piorou. Por isso, o PM decidiu retirá-lo do carro. "Ele desfaleceu, caindo no banco do passageiro. Resolvi retirá-lo pois (ele) transpirava e estava fraco. Imaginei que precisaria fazer massagem cardíaca. Depois que eu o retirei, tirei a blusa dele e continuei conversando, para saber os sintomas", diz.

Em seguida, os bombeiros chegaram e o levaram ao Pronto Atendimento (PA) da zona norte. De acordo com o PM, ele segue no hospital, onde recebe cuidados médicos e toma as medicações necessárias. "Graças a Deus, ele teve muita sorte de parar em frente à Companhia da Polícia Militar, evitando, assim, causar um acidente mais grave com um poste, um muro, um motociclista ou outro veículo, colocando outras pessoas em risco", fala. 

Segundo o policial, um colega de trabalho do motorista retirou o carro do local e recolheu os pertences dele. Reolando não esconde o sentimento de gratidão por ter ajudado a salvar uma vida. "O socorro foi imediato e o acionamento da equipe médica foi agilizado para que ele estivesse pronto para ser socorrido em local próximo e com toda a segurança, aumentando a chance de ser salvo, pois não sabíamos se era um principio de infarto", comenta. "Para mim, (é) um presente de Deus, (poder) ser usado por Ele para ajudar quem precisa", completa.

Procurada pela reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Sorocaba respondeu sobre o atendimento feito pelo Samu. De acordo com o Executivo, "a solicitação foi realizada às 7h29, e o paciente foi atendido pela Central de Regulação de Urgências e orientado pelo médico regulador. Às 8h08, houve a chegada da viatura no local, e o paciente tinha sido removido".

 

Outro caso 

Em outro caso semelhante, um médico, de 54 anos, sofreu um princípio de infarto ao volante e invadiu a calçada da praça do largo do Rosário, no Centro de Sorocaba. O caso ocorreu às 4h40 desta segunda-feira (20). Durante patrulhamento, uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) presenciou o acidente e levou o motorista para um hospital particular da cidade. Ele não se feriu, mas não há informações sobre o estado de saúde.