Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

UBS de Lopes de Oliveira é inaugurada oficialmente

Prédio, desativado em 2016, voltou a atender em janeiro e agora foi revitalizado

19 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
UBS recebeu pintura, acessibilidade, revisão hidráulica e elétrica entre outras melhorias.
UBS recebeu pintura, acessibilidade, revisão hidráulica e elétrica entre outras melhorias. (Crédito: SECOM SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou ontem (18), pela manhã, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Lopes de Oliveira. O prédio foi revitalizado e recebeu serviço de pintura, acessibilidade para cadeirantes, revisão hidráulica e elétrica, além de melhorias no estacionamento. A unidade havia sido desativada em dezembro de 2016, com a inauguração da UBS Jardim Rodrigo. Em janeiro deste ano, com a interdição da UBS Jardim Rodrigo devido aos riscos advindos da emissão de gases, os pacientes foram atendidos provisoriamente nesse prédio onde funcionava a UBS Lopes de Oliveira.

Com toda a situação resolvida e o prédio do Jardim Rodrigo revitalizado, em 9 de outubro deste ano, a Prefeitura optou por reativar, então, a UBS Lopes de Oliveira, que passou a dividir o atendimento dos moradores da região da Vila Helena com a UBS Jardim Rodrigo.

“É uma alegria muito grande estar aqui, com vocês. Devolvemos esse equipamento de saúde à população, pois vocês merecem o melhor, e Sorocaba então passou a contar, pela primeira vez na história, com 33 UBSs. E as novidades não param por aí: vamos contratar mais médicos e haverá um reforço desses profissionais nesta unidade em, no máximo, três meses”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

“Hoje é um dia de alegria, pois estamos entregando um equipamento revitalizado e quem ganha com isso é a nossa população”, disse o secretário em exercício interino da Saúde (SES), Fausto Bossolo, que também está à frente da Secretaria de Administração (Sead).

A coordenadora da UBS Lopes de Oliveira, Daniela Ferreira Machado da Silva, foi homenageada pela agente comunitária de saúde Sandra Jacob, que falou em nome de todos os funcionários da unidade e enalteceu a gestora por toda sua dedicação e empenho.

Uma das munícipes que compareceu à inauguração foi a autônoma Débora Sábio de Oliveira, moradora do Jardim Betânia. Grávida de seis meses, ela está realizando o Pré-natal na UBS Lopes de Oliveira e disse que antes da reativação era atendida na UBS Laranjeiras, “que é bem mais longe de casa, então, facilitou muito”.

A população que prestigiou o ato de entrega do equipamento pode contar, gratuitamente, com diferentes serviços oferecidos no local. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo levou os serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador. A Secretaria da Saúde ofereceu aferição de pressão e glicemia. Já, a Secretaria da Cidadania (Secid) realizou a entrega de cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Helena. (Da Redação)