Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Sorocaba não registra novos óbitos por Covid-19 neste sábado (18)

Demais dados do boletim epidemiológico continuam sem atualização por conta de falha técnica no sistema do Ministério da Saúde

18 de Dezembro de 2021 às 13:31
Cruzeiro do Sul [email protected]
A OMS alertou que estudos preliminares indicam que pessoas já infectadas pela Covid-19 pode contrair mais facilmente a variante Ômicron
A OMS alertou que estudos preliminares indicam que pessoas já infectadas pela Covid-19 pode contrair mais facilmente a variante Ômicron (Crédito: NIAID)

Sorocaba não registrou novos óbitos por Covid-19 neste sábado (18). O boletim epidemiológico continua sem atualização em razão de falha técnica no sistema do Ministério da Saúde. Somente o número de óbitos (diário e acumulado) e as taxas de ocupação hospitalar estão atualizadas neste sábado.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os números totais de sexta-feira (10) são: 83.757 recuperados; 86.635 confirmados com a doença; 2.864 óbitos e 176.210 casos descartados. A taxa de letalidade no município é de 3,2%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,5%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 deste sábado (18), no Hospital Estadual Adib Jatene, os 10 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 10% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) possui três leitos de UTI Covid ocupados, dos 10 disponibilizados. O único leito de UTI infantil Covid está sem paciente.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 80% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 10 existentes, oito possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 15%, o que representa três leitos ocupados dos 20 contratados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, nenhum está ocupado.

Na rede particular, o Hospital Unimed possui dois leitos adulto de UTI Covid ocupado dos 15 pactuados e um leito clínico ocupado, dos 20 existentes. O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui três leitos clínicos Covid e nenhum está ocupado. Já, a UTI Covid não possui leitos ocupados, dos três disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico não possui leitos de UTI Covid ocupados, dos 10 pactuados. Dos 10 leitos clínicos Covid pactuados, nenhum está ocupado. O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. A UTI do mesmo hospital não possui leitos ocupados, do total de sete.

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental. (Da Redação)