Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Pograma 'HumanizAção' segue realizando abordagens sociais diárias

Em dezembro, já foram encaminhados cinco casos para atendimento especializado no Grupo de Apoio e Combate a Drogas e Álcool

18 de Dezembro de 2021 às 13:21
Cruzeiro do Sul [email protected]
Apenas neste mês de dezembro,
Apenas neste mês de dezembro, "HumanizAção" já encaminhou para atendimento cinco casos de dependência química. (Crédito: Secom/Sorocaba)

O programa 'HumanizAção' segue realizando abordagens sociais diárias a pessoas em situação de rua, em diferentes pontos da cidade. Entre essas pessoas, não é incomum encontrar quem sofra com o problema da dependência química, seja de álcool ou outros tipos de drogas.

Somente no mês de dezembro, ainda em curso, já foram encaminhados cinco casos para atendimento especializado no Grupo de Apoio e Combate a Drogas e Álcool Santo Antonio (Grasa) e também para equipamentos da rede pública, como os Centros de Atendimento Psicossocial de Sorocaba (CAPSs).

“Nesta semana, tivemos um novo caso de pessoa com problema de dependência química solicitando ajuda. Houve encaminhamento para o CAPS, no entanto, ainda não aderiu ao tratamento. A equipe está insistindo, colocando-se à disposição e tentando proporcionar esse atendimento especializado. Estamos na expectativa de poder ajudar, pois é uma pessoa que utiliza com frequência os serviços oferecidos pelo programa ‘HumanizAção’. Esse tem sido nosso trabalho constante”, relata o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

Durante a noite desta sexta-feira (17), as equipes do “HumanizAção” percorreram oito pontos da cidade e um total de 14 pessoas em situação de rua foram abordadas, sendo que oito delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde tiveram acesso à alimentação completa, banho, roupas limpas e pernoite.
As ações ocorreram na Av. Dom Aguirre, Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Praça Frei Baraúna, Av. Afonso Vergueiro, Cemitério da Saudade, Praça Pio XII e Av. Miguel Patrício de Moraes.

O objetivo final das ações, além do acolhimento, é a reinserção da pessoa ao convívio social e, sempre que possível e desejado, também o retorno à família de origem.

As atividades são conduzidas por profissionais da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania e do SOS, contando com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população pode ajudar, informando os locais onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de auxílio. Os telefones disponíveis são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.