Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Apesar dos alertas há casos de desperdício de água nos bairros

As denúncias de desperdício de água tiveram queda de 17,52% em 2021 na cidade

18 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
(Crédito: Pedro França / Agência Senado)

Apesar do trabalho de conscientização do Saae Sorocaba para evitar o desperdício de água, nesta semana a reportagem do Cruzeiro do Sul flagrou pessoas usando a mangueira para lavar a calçada. No momento, a autarquia atua nessas situações de forma educativa, “mas pode haver a aplicação de multa, se a situação hídrica continuar se agravar”. Cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) estão em estado de alerta por conta da atual situação da represa de Itupararanga, que enfrenta a pior seca dos últimos 96 anos.

Por conta da estiagem prolongada, algumas cidades da RMS já fazem racionamento de água e Sorocaba cogita aplicar a medida a partir de janeiro, se a situação do reservatório, que é responsável por 85% do abastecimento da cidade, não apresentar melhora.

Nesta semana, os flagrantes de desperdício de água foram feitos nos bairros Mineirão e no Jardim Santa Bárbara. Em um dos casos, a mangueira jorrou água por mais de cinco minutos em uma calçada. Nesse momento de crise hídrica, a orientação é que as pessoas evitem lavar calçadas ou carros, e em suas casas adotem medidas para economizar água.

O Saae Sorocaba informa ainda que, no sentido de conscientizar a todos, a equipe de Educação Ambiental da autarquia vem desenvolvendo um trabalho intensificado de orientação sobre o uso consciente e a economia da água, abrangendo toda a cidade.

Denúncias

Segundo dados do Saae Sorocaba, as denúncias de desperdício de água tiveram queda de 17,52% em 2021, na comparação com mesmo período do ano passado. Em 2020, foram 605 denúncias recebidas e 499 em 2021.

A autarquia informa ainda que todas as denúncias foram apuradas.

O Saae Sorocaba disponibiliza uma Calculadora de Consumo de Água on-line para que a população tenha melhor avaliação e controle do consumo residencial de água. Ela está disponível pelo link https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/

Já informações sobre situações de desperdício de água podem ser passadas pela população ao Saae para providências, pelos canais 0800 770 11 95 e 3224-5800, além do atendimento pelo WhatsApp (15) 98158-0356 e endereço eletrônico [email protected].

Salto pede colaboração

O Saae de Salto informa que a população tem tido um papel fundamental no combate ao desperdício e ao uso inconsequente da água, denunciando os casos para a autarquia, apurar, autuar e multar (se preciso) quem não contribui para o enfrentamento da pior estiagem dos últimos 100 anos e para a Fase Vermelha do Racionamento de Água na cidade.

As denúncias em Salto podem ser encaminhadas para o telefone 0800 7796 300 ou pelo WhatsApp (11) 99984-3028. “É importante que as denúncias sejam oficializadas com o máximo possível de informações (fotos, vídeos, endereço completo), para que o Saae possa autuar e combater os desperdícios. As informações serão tratadas de forma anônima, sem identificar quem as encaminhou”, informa o Saae de Salto. (Ana Cláudia Martins)