Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura entrega óculos "Orcam MyEye" para alunos com baixa visão

Os óculos de tecnologia israelense de última geração permite transformar textos escritos em descrição de áudio

17 de Dezembro de 2021 às 09:53
Da Redação [email protected]
O óculos tem tecnologia de última geração
O óculos tem tecnologia de última geração (Crédito: Michelle Alves – Secom)

A Prefeitura de Sorocaba realizou, na tarde desta quinta-feira (16), a entrega de óculos com tecnologia assistiva “Orcam MyEye” para alunos com cegueira ou baixa visão da Rede Municipal de Ensino. A entrega foi feita no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jd. Saira, e contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga.

Também participaram da cerimônia o secretário da Educação Marcio Carrara; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a chefe de Divisão de Educação Especial do Município, Ângela dos Santos Costa; e o diretor da empresa que representa o fabricante da tecnologia no Brasil, Doron Sadka.

Os óculos são produzidos com tecnologia israelense de última geração e 50 unidades foram adquiridas com recursos da Educação.

“Temos visto que a Educação tem demonstrado um grande empenho em inovar e trazer o que há de melhor para os nossos estudantes. São inúmeros os projetos e, agora, este que possibilita a inclusão de tantas crianças”, descreveu o prefeito Rodrigo Manga.

As primeiras alunas a receberem foram Natália Carvalho, Júlia Sanches Alcade e Maria Lúcia Sanches Alcade, todas estudantes da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”.

O recurso tecnológico permite transformar textos escritos em descrição de áudio, reconhecer cores, o valor de cédulas de dinheiro e também realizar o reconhecimento facial. Uma rápida demonstração foi feita com as três alunas, que se emocionaram muito, bem como o público presente. Júlia não conteve as lágrimas quando, com ajuda do equipamento, pôde reconhecer a face do prefeito Rodrigo Manga.

“Estamos dando mais um passo para o fortalecimento da nossa Rede Municipal de Ensino e entregando um equipamento que tem uma tecnologia única no mundo todo. Realizar essa entrega para as nossas crianças, hoje, é uma conquista. É uma oportunidade maior de interação e de inclusão”, disse o secretário Marcio Carrara.

“Este é um momento único na história, pois há pouco tempo pudemos conhecer a avançada tecnologia desses óculos e, agora, temos a oportunidade de oferecer esses produtos aos nossos alunos. É uma tecnologia única no mundo”, completou o secretário.

“Hoje, o ‘Orcam MyEye’ recebeu, pela terceira vez, em Los Angeles, nos EUA, um prêmio considerado o ‘Oscar’ da tecnologia e é tido como o produto com a melhor tecnologia do mundo”, comentou Doron Sadka.

Também receberam o equipamento os alunos: Camile Vitória Claudiano da Costa, da E.M. “Prof. Irineu Leister”; Lucas Rodrigues Penedo, da E.M. “Maria de Lurdes A. de Moraes”; Paola Ventura, da E.M. “Prof. Júlio Bierrenbach”; Paulo Henrique Venuto Gonçalves, da E.M. “Ari Seabra”; Ana Clara, da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”; e Sofia Gabriele Inácio, da E. M. “Renice Serafim”.

Cleusa, a mãe de Camile Vitória, contou que a estudante, de oito anos, convive com catarata congênita. “Ela recebeu aulas especiais, para aprender a lidar melhor com a situação. Mas, agora, terá muito mais autonomia no dia a dia e, principalmente, na escola”, comemorou Cleusa.