Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise Hídrica

Prefeitura de Sorocaba cogita racionamento de água no ano que vem

O racionamento poderá começar em janeiro de 2022 dependendo do nível da represa no próximo mês

16 de Dezembro de 2021 às 12:39
Ana Claudia Martins [email protected]
Prefeito Rodrigo Manga anunciou a medida nesta quinta-feira (17)
Prefeito Rodrigo Manga anunciou a medida nesta quinta-feira (17) (Crédito: Fábio Rogério)

A Prefeitura de Sorocaba anunciou na tarde desta quinta-feira (16) que estará com um plano de racionamento pronto em janeiro de 2022, mas que a decisão de implantar ou não a medida restritiva irá depender do nível da represa de Itupararanga no dia 12 do mês que vem.

A decisão de colocar em prática o racionamento de água, a partir do ano que vem, será tomada em uma reunião, que ocorrerá também no dia 12 do mês que vem, no sexto andar do Paço Municipal.

O prefeito Rodrigo Manga também pede que a população colabore e ajude a economizar água para evitar o racionamento de água. Segundo o prefeito, o rodízio de água é a última alternativa, mas que se a medida restritiva for necessária ela será aplicada em toda a cidade.

Manga disse ainda que o racionamento, caso seja implantado, será colocado em prática de forma a prejudicar o menos possível a população.

Já no próximo dia 28 deste mês, o prefeito Rodrigo Manga e o promotor de Justiça Antonio Domingues Farto Neto e demais prefeitos de cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), entre outros, farão uma ação de análise da represa de Itupararanga de barco e também um voo sobre o local.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), também acompanha a crise hídrica que afeta os municípios da RMS. O promotor Farto Neto, também presente na coletiva de imprensa, destacou que as medidas anunciadas pela Prefeitura de Sorocaba são pertinentes e também reforçou o apelo para que a população faça sua parte de ajude na economia de água.

"As previsões de chuva ao longo de 2021 estão abaixo da média histórica e para 2022 também não há expectativa de chuvas suficientes para recuperar o reservatório de Itupararanga. Então, vamos torcer para que um cenário pior não se confirme, mas temos de estar preparados para enfrentar um racionamento de água se a situação assim exigir", aponta Farto Neto. 

Ações feitas pelo Saae Sorocaba

Manga disse ainda que Sorocaba está conseguindo manter o abastecimento na cidade e que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba tem feito diversas ações para economizar água, além de conscientizar a população a fazer o mesmo. "Também vamos colocar toda a estrutura de Sorocaba para ajudar os prefeitos da RMS que já estão sofrendo com o racionamento de água", destaca.

Dentre as ações realizadas pela autarquia, o prefeito citou que o Saae tem conseguido captar o volume necessário para o abastecimento do município de Sorocaba e que continua monitorando, diariamente, o nível dos mananciais.

O Saae mantém, de forma intensificada, sua campanha, divulgada por meio dos veículos de comunicação da cidade e das atividades de educação ambiental. O trabalho de conscientização consiste, também, dentre outras ações, em visitas porta a porta nas residências, com abordagem e orientação aos munícipes sobre possíveis situações de desperdício, além da entrega de folheto educativo, com dicas e instruções.

A autarquia também está realizando campanha, em parceria com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi-SP), para orientação sobre o consumo consciente de água em condomínios residenciais. A ação ocorre por meio da divulgação de folhetos informativos, com o apoio de empresas que administram tais empreendimentos na cidade.

Ainda há a parceria com a Regional de Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), para iniciar uma ação no mesmo sentido, voltada ao segmento industrial. Neste caso, empresários, dirigentes e trabalhadores das indústrias da cidade também atuariam como multiplicadores, implementando os conceitos de uso consciente da água em suas indústrias, empresas e também residências.

O Saae Sorocaba tem adotado, ainda, uma série de medidas operacionais para auxiliar nas providências técnicas necessárias adotadas quanto à vazão de Itupararanga e assegurar o pleno abastecimento a todos. A mais recente delas foi a construção de uma soleira de estabilização, que funciona como uma barreira para garantir a captação de água pela ETA Vitória Régia, mesmo com as reduções da vazão do Rio Sorocaba. (Ana Claudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos