Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Sete toneladas de bitucas de cigarro são recicladas por ano

Se as bitucas não forem coletadas e não tiverem destinação correta, contribuem para a poluição do meio ambiente

16 de Dezembro de 2021 às 11:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Marcos Poiato mostra o que é possível fazer com as bitucas recicladas.
Marcos Poiato mostra o que é possível fazer com as bitucas recicladas. (Crédito: Fábio Rogério )

A usina de reciclagem de bitucas de cigarro, instalada em Votorantim há 11 anos, já atende a 78 cidades no Brasil e possui contrato com mais de 450 empresas, ajudando na questão da sustentabilidade, do meio ambiente e na gestão de resíduos. Na região de Sorocaba, há projetos de reciclagem de bitucas de cigarro nas cidades de Boituva, Mairinque e Laranjal Paulista.

Segundo o fundador e diretor comercial da Poiato Recicla, Marcos Robles Poiato, a usina é a primeira do Brasil e a única do mundo que possui a tecnologia da reciclagem das bitucas de cigarro. 

As bitucas coletadas por meio das caixas coletoras nas cidades que possuem o projeto de reciclagem são transformadas em uma massa celulósica que é usada para criar produtos reciclados, dos mais variados tipos: agendas, caderninhos, blocos de papel reciclado, enfeites de mesa, de decoração, e até colares e brincos, “e tudo mais que a imaginação conseguir criar com o material”.

Nos projetos de reciclagem com prefeituras, por exemplo, a massa é usada para aulas de artes nas escolas municipais. Além disso, entidades assistenciais e ONGs também recebem parte da massa celulósica para produzir produtos reciclados e em seguida vendê-los. “Além de ser um produto sustentável, com material reciclado, que veio da bituca do cigarro, os projetos das prefeituras ajudam entidades que vendem os produtos para geração de renda”, disse Poiato.

De acordo com a Poiato Recicla, por mês, a empresa coleta cerca de 600 quilos de bitucas de cigarro, sendo que cada quilo corresponde a 2,5 mil bitucas. No ano, a coleta chega a pouco mais de 7 toneladas de bitucas de cigarro que foram recicladas por meio da usina instalada em Votorantim.

Segundo Poiato, as bitucas de cigarro são materiais altamente poluentes, tanto por sua composição como por serem tóxicas. “Além disso, se as bitucas não forem coletadas e não tiverem destinação correta, contribuem para a poluição do meio ambiente. Mas, quando elas são coletadas da forma correta e em seguida recicladas e viram celulose, contribuem com o meio ambiente e com a sustentabilidade”, destaca Poiato.

O empresário cita ainda que todo o processo de reciclagem das bitucas de cigarro praticamente não deixa resíduos. “Toda operação da Poiato Recicla é norteada pelo cumprimento das legislações de mercado, possuindo todas as certificações exigidas para seu cumprimento, dentre elas se destaca a Certificação ISO 14001 (Certificação Ambiental reconhecida internacionalmente)”, informou.

Poiato destacou ainda a importância de trabalhar e educar a população sobre os impactos das bitucas de cigarro e propor mudança de comportamento para a sociedade em relação ao descarte desses resíduos e seus impactos ambientais e sociais. “São milhões de bitucas de cigarros recicladas ao longo de mais de 10 anos, disponibilizando nossas práticas sustentáveis para os setores público e privado”, enfatizou o empresário. (Da Redação)