Buscar no Cruzeiro

Buscar

Racionamento de água

Sorocaba anuncia medida contra crise hídrica

Ação será informada hoje, às 12h, no Paço Municipal. Reservatórios secos colocam cidades das RMS em alerta

16 de Dezembro de 2021 às 10:48
Ana Claudia Martins [email protected]
Represa de Itupararanga abastece 85% de Sorocaba e vive pior seca em 96 anos
Represa de Itupararanga abastece 85% de Sorocaba e vive pior seca em 96 anos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (14/12/2021) )

A Prefeitura de Sorocaba irá anunciar hoje (16), às 12h, no Paço Municipal, nova medida por conta da crise hídrica que afeta a cidade e municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Itu, Porto Feliz e Salto adotaram o racionamento de água. A represa de Itupararanga, que abastece 85% de Sorocaba e algumas cidades da RMS, vive sua pior seca dos últimos 96 anos, em razão da estiagem prolongada que afeta a região, como mostrou ontem (15) o Cruzeiro do Sul. Na terça-feira (14), o reservatório atingiu o menor índice: 18,96 % de volume útil.

Conforme a Votorantim Energia, responsável pela gestão da represa, o nível mais baixo da represa ocorreu em 1925, quando atingiu a cota de 809,43 msnm (altitude acima do nível do mar). Porém, a empresa não informou qual era o índice do volume útil naquele ano.

Ontem, o volume útil do reservatório era de 19,03% de sua capacidade. O que significa que a represa já está há semanas operando abaixo do chamado “volume morto”, com menos de 20% do volume útil.

Também na terça-feira, por deliberação do Comitê de Bacias Hidrográficas de Sorocaba e Médio Tietê, a Votorantim Energia realizou a sétima redução -- desde agosto -- da vazão defluente da Usina de Itupararanga de 2,25 metros cúbicos por segundo para 2 metros cúbicos por segundo. A medida é uma das ações para tentar preservar o máximo possível a água que ainda resta no reservatório.

O Saae Sorocaba tem participado das reuniões semanais com os membros do Comitê de Bacias Hidrográficas e demais representantes de cidades da RMS, que também dependem da captação de água da represa de Itupararanga. Ontem, a autarquia informou que tem conseguido captar o volume de água necessário para o abastecimento de Sorocaba e continua monitorando diariamente o nível dos mananciais.

“A definição pela adoção de medidas mais restritivas no suprimento, caso necessário, será feita em conjunto com todos os municípios que se utilizam da represa de Itupararanga, conforme reuniões periódicas que estão sendo feitas pelo Grupo de Trabalho do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) e pelo grupo de prefeitos”, informou o Saae.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), também acompanha a crise hídrica. O promotor de Justiça, Antonio Domingues Farto Neto, disse ontem que é preciso começar um contingenciamento e que a população deve agir para evitar o desperdício de água.

No último dia 27 de setembro foi declarado estado de alerta hídrico por um grupo de 10 municípios da região. Alumínio, Cerquilho, Ibiúna, Laranjal Paulista, Mairinque, Piedade, Salto, São Roque, Sorocaba e Votorantim assinaram o documento. “Na ocasião, os municípios concordaram que a falta de chuvas é grave e todos se comprometeram a se reunir a cada 15 dias, para reavaliar a questão hídrica. Na ocasião, também foi anunciado, por meio de um levantamento da Votorantim Energia, que caso não chovesse de forma significativa, a quantidade disponível de água na represa na ocasião (23,76% da capacidade total) seria suficiente para abastecer as cidades da região por mais 100 dias. O prazo já está acabando, mas o reservatório atingiu o volume morto no início do mês.