Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Hospital Evangélico implanta centro de comando

Projeto otimiza atendimento e o tratamento dos pacientes. Unidade de saúde é administrada pelo Hospital Care

16 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fábio Fraga, diretor do HUB Sorocaba da Hospital Care, explicou o funcionamento  do Command Center.
Fábio Fraga, diretor do HUB Sorocaba da Hospital Care, explicou o funcionamento do Command Center. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/12/2021))

O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), sob a gestão do Hospital Care -- holding administradora de serviços de saúde -- acaba de implantar um Command Center (centro de comando, em tradução livre), dentro do seu projeto de modernização. A unidade de saúde é a primeira da região a contar com o sistema. A proposta permite monitorar todos os processos e atividades do hospital, por meio da reunião de diversos dados integrados. Uma das suas premissas é reduzir até um terço da espera de atendimentos de urgência e emergência.

Com desenvolvido iniciado há um ano, o centro já está em funcionamento. Grande hospitais do Brasil e do mundo, como o Albert Einstein em São Paulo, e o Johns Hopkins, nos Estados Unidos, já contam com o sistema. No HES, foi montada uma sala de monitoramento, com nove telas, contendo 30 painéis, e funcionários capacitados para trabalhar com o sistema. Segundo Fábio Fraga, diretor do HUB Sorocaba da Hospital Care, a estrutura controla mais de 150 indicadores do local. Grande parte deles, em tempo real.

Ainda conforme ele, o Command Center garante, sobretudo, mais segurança aos atendimentos. Por meio dele, o hospital monitora todas as informações de cada paciente, desde a entrada na unidade, até a alta. “Por exemplo, no pronto-socorro, a gente tem total controle de todos os pacientes que deram entrada no hospital para serem atendidos, o grau de gravidade deles, há quanto tempo estão aguardando para serem atendidos. A gente (também) faz acompanhamento do desfecho da consulta, além do monitoramento da consulta com o médico e, também, todas as etapas após o atendimento”, exemplificou. A tecnologia ainda viabiliza o acompanhamento de exames; medicações administradas pela equipe de enfermagem; prescrições médicas atrasadas; altas e visitas médicas; movimento do centro cirúrgico; e a ocupação dos leitos.

Por isso, de acordo com Fraga, além da segurança, há melhora na qualidade assistencial e agilidade nos atendimentos. “Com isso, a gente conseguiu eliminar tempos ociosos, que, muitas vezes, são tempos de espera, e estabelecer um desafio aqui, em Sorocaba, de atender o paciente que vem ao Hospital Evangélico em até 15 minutos, a partir do momento em que ele abre a ficha de atendimento até o momento de o médico fazer o atendimento”, afirmou.

Além disso, os dados obtidos vão auxiliar o Hospital Evangélico a identificar possíveis necessidades de melhorias nos processos assistenciais. As informações contribuirão, por exemplo, para elucidar as razões de reinternações.“Quando o paciente volta para o hospital, os nossos padrões indicam, em tempo real, que ele (já) esteve internado e retornou. A nossa equipe de qualidade, que cuida da segurança assistencial do hospital, instaura um processo de identificar o motivo desse retorno, se houve alguma falha no processo de atendimento, se o paciente teve alguma complicação não prevista”, explicou Fraga.

A partir das informações, as equipes vão buscar maneiras de aprimorar os atendimentos conforme as necessidades levantadas. Em tese, a gente espera que uma pessoa que veio ao pronto-socorro receba o remédio, siga o tratamento e melhore. Mas, voltar em um intervalo de menos de 48 horas pode significar uma complicação do quadro ou até mesmo um diagnóstico não perfeito, ou uma conduta que pode ser melhorada.

HUB

O sistema implementado no HES está interligado com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS). As unidades oferecem atendimentos em conjunto, por meio de uma HUB (rede de unidades e saúde e bem-estar), no caso, a holding Hospital Care. Conforme disse Fraga, uma HUB é um “ecossistema de saúde”, formado, especialmente, por um hospital de alta complexidade, no núcleo. A unidade de saúde principal ramifica os seus atendimentos, firmando parcerias com outros centros de diferentes especialidades.

A cooperação entre o Hospital Evangélico e IOS oferece assistência mais ampla na área oncológica. Desta forma, os profissionais dos dois locais poderão acessar os dados referentes a cada paciente. Isto facilitará a condução da assistência, tanto para os usuários, quanto para os profissionais que os acompanham. “Conseguimos, por exemplo, oferecer, na oncologia, um tratamento mais completo, porque nem tudo o que começa dentro do IOS termina lá. O paciente transita pelo hospital, (porque) eventualmente, vai demandar de um procedimento cirúrgico (e) vai precisar, eventualmente, de internação clínica”. (Da Redação)