Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

WhatsApp Business é implantando em unidades prisionais da RMS

Unidades prisionais são as primeiras da região central a contar com a inovação tecnológica

14 de Dezembro de 2021 às 11:00
Da Redação [email protected]
Fachada da Penitenciária Dr. Antonio de Souza Netto, em Sorocaba. Crédito da foto: Pedro Negrão (3/1/2017)
Fachada da Penitenciária Dr. Antonio de Souza Netto, em Sorocaba (Crédito: Pedro Negrão (3/1/2017))

Duas unidades prisionais da região implantaram a utilização do WhatsApp Business, por meio de um número de telefone fixo. A primeira a contar com essa tecnologia foi o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz, seguida da Penitenciária Dr. Antônio de Souza Neto, Sorocaba II. O objetivo da inovação implantada é aprimorar a comunicação entre os usuários dos serviços prestados, otimizar e acelerar o trabalho nos setores.

A utilização desta nova ferramenta de comunicação, diminui a distância entre o serviço público e seus usuários em geral, pois em um único contato é possível esclarecer diversas dúvidas quanto aos serviços desenvolvidos, como por exemplo: como se cadastrar no rol de visitas, pecúlio, Sedex, Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras), emissão de documentos e vestuário para visitação.

Acessando o aplicativo, o usuário consegue sanar diversas dúvidas, tornando desnecessário ligar ou se deslocar até a unidade prisional. Outra função importante do WhatsApp Business é a facilidade e celeridade de resposta aos usuários, no menu de opções, composto por 11 itens, rapidamente o usuário consegue se orientar sobre suas necessidades. Após o primeiro contato a mensagem é automaticamente direcionada e respondida.

O app conta ainda com uma notificação automática de impossibilidade de atendimento naquele momento, caso não seja possível entender o que fora solicitado pelo usuário, direcionando-o a realizar nova pesquisa no menu. Na função de estatísticas é possível acompanhar quantas mensagens foram entregues, lidas e recebidas. Essas análises ajudam a unidade prisional a monitorar os resultados obtidos com o aplicativo.

Atualmente, mais de mil pessoas fizeram uso da ferramenta, sendo recebidas e respondidas 234 mensagens, facilitando assim o atendimento aos visitantes.

No CPP, o número para contato é (15) 3225- 3374. Já na PII de Sorocaba, o número para contato é (15) 3262-6900