Buscar no Cruzeiro

Buscar

Desenvolvimento econômico

Marum detalha planos para indústria e turismo de Salto de Pirapora

O prefeito Matheus Marum (PSDB) esteve no Cruzeiro do Sul, na tarde desta quinta-feira (9)

10 de Dezembro de 2021 às 15:51
Wilma Antunes [email protected]
Marum destacou as principais questões para o desenvolvimento econômico de Salto de Pirapora.
Marum destacou as principais questões para o desenvolvimento econômico de Salto de Pirapora. (Crédito: Fábio Rogério)

O prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum (PSDB), visitou a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, acompanhado do chefe de divisão de administração interna Raul Ribeiro Guido, na tarde desta quinta-feira (9). Com grandes planos para o setor industrial da cidade, Marum contou detalhes sobre o programa de desenvolvimento econômico para a cidade, além do objetivo de conseguir o título de Município de Interesse Turístico (MIT).

Marum explicou que, para iniciar o projeto de desenvolvimento econômico, uma consultoria foi realizada com objetivo de identificar as reais necessidades da cidade e, também, as falhas que acabam prejudicando o crescimento de Salto de Pirapora. O programa, que deve ser oficializado ainda nesta sexta-feira (10) pelo prefeito, traz benefícios para as empresas que já atuam no município e atraem a atenção de, pelo menos, outras seis.

Para o chefe do Executivo, a cidade tem potencial para receber mais instituições e, assim, fomentar a economia. O projeto também promete gerar empregos na região, segundo o prefeito. “Quando assumimos o mandato, percebemos que o município tinha capacidade para expandir ainda mais o setor industrial, mas faltava preparação. Com esse plano, 200 empregos já estão garantidos e, com a chegada de mais parceiros, o número pode subir para mil”, explica, com otimismo.

Entre os incentivos que a prefeitura ofertará estão a concessão de prédio com área de 175m², para pequenas empresas que geram, ao menos, dois empregos diretos, por até quatro anos. Já no Distrito Industrial, há concessão de terreno dotado de infraestrutura, em loteamento licenciado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por até 99 anos, além de doação definitiva de áreas e isenção de impostos e taxas.

Os impostos também serão dispensados paras as empresas que pretendem se instalar no município ou que forem ampliar as instalações em áreas particulares -- a construção ou ampliação precisa ter no mínimo 300m² e gerar, pelo menos, dez empregos diretos. Os benefícios também podem ser requeridos por empreendedores que vão construir prédios com finalidade industrial ou comercial.

O prefeito também destaca que o título de Município de Interesse Turístico (MIT) agregará muito na economia de Salto de Pirapora e da própria região. “O plano diretor de turismo já foi apresentado na Câmara dos Vereadores, na segunda-feira (6), e será votado na semana que vem. Então, estamos caminhando a passos largos para conquistarmos o MIT”

O propósito, segundo Marum, é receber recursos do Estado de São Paulo para explorar o potencial turístico da cidade. “Salto de Pirapora tem uma ciclovia de 18 quilômetros que faz uma ligação com Sorocaba. Aos finais de semana, mil pessoas passam por ali, só de bike. Além disso, temos cachoeiras e outros pontos interessantes”, diz.