Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição

Em clima de Natal, Sorocaba resgata tradição dos presépios

Famílias montam presépios em suas casas e também podem visitar exposição que acontece a partir deste sábado (11) na Fundec

10 de Dezembro de 2021 às 12:13
Vanessa Ferranti [email protected]
Exposição de Presépios Internacionais acontece a partir deste sábado (11)
Exposição de Presépios Internacionais acontece a partir deste sábado (11) (Crédito: Frei Rozântimo)

Luzes e árvores natalinas foram espalhadas em vários pontos de Sorocaba, enfeitando a cidade e trazendo um clima de alegria para os moradores. Mas outra tradição muito comum e que ainda se mantém viva no interior são os presépios. O aposentado Waldemar Banietti Junior é um desses exemplos. Morador do Parque das Laranjeiras, zona norte de Sorocaba, ele montou um grande presépio na garagem de sua casa. O local não é aberto para visitação, mas muitas pessoas que passam pela rua ficam curiosas e pedem para dar uma olhadinha na obra que tem cerca de um metro de altura e mais de cinco metros de comprimento.

A professora Amália Banietti, filha do senhor Waldemar, conta que o pai monta o mesmo presépio há pelo menos 30 anos e usa diversos materiais, como madeira, isopor, garrafa PET e Durepox. Todos os detalhes são pensados pelo aposentado e a cada Natal ele complementa o projeto com novas peças. “Faz dois anos que ele não monta, o ano passado, por conta da pandemia, e o ano retrasado porque ele quebrou o pé, então esse ano tem bastante coisa nova. Eu sempre vi meu pai montando esse presépio, então para mim o presépio sempre foi mais importante do que a árvore de Natal”, ressalta Amália.

Exposição

Quem ficou curioso e deseja conhecer mais sobre a tradição dos presépios, poderá levar a família e os amigos para conferir a 2ª Exposição Franciscana de Presépios Internacionais que acontece a partir deste sábado (11) na Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec) de Sorocaba.

São mais de 80 presépios feitos por artistas de todo o mundo, incluindo Belém, a Terra Santa. A exposição é gratuita e ocorrerá das 10h às 22h até o dia 9 de janeiro. A Fundec está localizada na rua Brigadeiro Tobias, nº 73, no Centro de Sorocaba.

Galeria

Confira a galeria de fotos