Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Poupatempo faz mutirão de renovação de CNH

Ação será realizada sob agendamento nos dois próximos sábados

10 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fachada da unidade do Poupatempo em Sorocaba.
Fachada da unidade do Poupatempo em Sorocaba. (Crédito: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (29/5/2020))

Com a retomada do calendário de vencimento das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), que havia sido suspenso durante o período mais crítico da pandemia, os documentos vencidos entre março e abril de 2020 devem ser renovados até dia 30 de dezembro deste ano.

Para garantir que todos os cidadãos possam regularizar a CNH antes do novo prazo de vencimento, todos os postos do Poupatempo realizam um mutirão nos próximos dois próximos sábados -- amanhã e dia 18. O serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento, que pode ser feito nos canais digitais do programa, de forma gratuita. A prioridade é atender aqueles que estejam com a CNH para vencer ainda neste mês.

Com aumento de 30% na grade de atendimento, serão oferecidas cerca de 15 mil vagas para a ação. Para marcar o serviço, a agenda estará disponível sempre na quinta-feira anterior à data de atendimento -- a primeira abertura foi ontem.

“É importante que os motoristas fiquem atentos ao calendário para regularizar a habilitação dentro do tempo determinado. Para garantir o acesso a todos os cidadãos neste primeiro mês de vencimento, após a suspensão do prazo anterior durante a pandemia, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, ampliou a grade de atendimento para esse serviço”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp - empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.

Tudo on-line

A renovação simplificada também pode ser feita pelos canais digitais do Poupatempo, como o portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento, além das plataformas eletrônicas do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento on-line e , realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo. O novo documento chegará no endereço de cadastro, pelos Correios.

Entre janeiro e novembro deste ano, mais de 4,4 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, mais de 70%, cerca de 3,2 milhões solicitações foram realizadas de forma online, pelo site e aplicativo.

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pelo Senatran com antecedência, pois o laudo será solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos.

Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada. (Da Redação)

  - Divulgação
(crédito: Divulgação)

Galeria

Confira a galeria de fotos