Buscar no Cruzeiro

Buscar

Locomotiva 58

Passeio com a Maria Fumaça resgata a história e encanta

09 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
A Prefeitura vai oferecer mais vagas para os passeios de Maria Fumaça após alta procura e problemas no sistema de inscrição
A Prefeitura vai oferecer mais vagas para os passeios de Maria Fumaça após alta procura e problemas no sistema de inscrição (Crédito: ANA CLÁUDIA MARTINS (8/12/2021))

Aos 130 anos, a Locomotiva 58, carinhosamente chamada de Maria Fumaça, ainda esbanja elegância e encanta crianças e adultos por onde passa. Ontem (8), à noite, foi aberta mais uma temporada de passeios gratuitos para a população durante o mês de dezembro, já com ingressos esgotados em razão do sucesso da iniciativa.

A ação faz parte da programação “Sorocaba Iluminada - Natal 2021”, da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Governo (Segov), em parceria com a Sorocabana Movimento de Preservação Ferroviária.

Ontem, a Maria Fumaça transportou autoridades e a imprensa. Os passeios para as pessoas que conseguiram se inscrever pelo formulário on-line serão nos dias 11, 12, 15, 18 e 19. No total, serão realizados 24 viagens, de 40 minutos cada, com capacidade para 129 passageiros, cada vez.

O passeio é uma experiência única, praticamente uma volta ao tempo, já que a Locomotiva 58 fez parte da história da cidade e da vida de muitos sorocabanos. Durante a viagem, a Maria Fumaça partirá da Estação Paula Souza com destino a Vila Assis.

Restauração

Segundo a Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, ao longo de 2021, ano em que completou 130 anos, a Locomotiva 58 passou pela sua última fase da sua restauração e adequação tecnológica para o transporte de passageiros com finalidade turística e cultural, estando com 95% do processo concluído. O projeto, supervisionado pelo arquiteto restaurador Denis William Esteves, foi financiado por prêmio concedido pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo -- ProAC LAB, contemplando a manutenção do tênder; restauração de compressor de ar a vapor; fabricação e instalação de peneira na caixa de fumaça para contenção de fagulhas, inspeção da caldeira e restauração externa da locomotiva. Desenvolvido pela equipe da Sorocabana e empresas especializadas, a conclusão do trabalho está prevista para este mês.

A restauração também teve o apoio da Secult, responsável legal pela Locomotiva 58, que, em parceria com a Sorocabana, continua com a manutenção periódica da máquina, objetivando a sua futura utilização em roteiro de Trem Turístico-Cultural, entre Sorocaba e Votorantim.

Patrimônio histórico

Importante patrimônio histórico de Sorocaba, a Locomotiva 58, que fez parte da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), foi construída em abril de 1891, pela empresa Baldwin Locomotive Works, nos Estados Unidos. A Maria Fumaça funcionou entre 1903 e 1965 para o transporte de passageiros e cargas. Três anos mais tarde foi levada para o Museu Histórico Sorocabano (MHS), onde permaneceu como ponto de visitação até 1989, quando foi retirada para restauração pelo engenheiro Lincoln Palaia.

Em 2006, foi trazida de volta para Sorocaba após uma estadia em Campinas. Para isso, na época, a Prefeitura de Sorocaba se comprometeu junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) a manter a locomotiva em funcionamento e zelar por sua manutenção, mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A máquina é um bem tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico (CMDP) e simboliza o início da industrialização da economia local, no final do século XIX.

Ação faz parte da programação "Sorocaba Iluminada - Natal 2021". Prefeitura verifica possibilidade de mais passeios. - FÁBIO ROGÉRIO (8/12/2021)
Ação faz parte da programação "Sorocaba Iluminada - Natal 2021". Prefeitura verifica possibilidade de mais passeios. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/12/2021))

Trem Turístico

Em breve, a Locomotiva 58 deverá fazer parte da implantação do chamado Trem Turístico, entre Sorocaba e Votorantim. O objetivo do projeto, que poderá entrar em operação no primeiro semestre do ano que vem, é manter viva a memória ferroviária e preservar a Maria Fumaça, mantendo-a em perfeitas condições de funcionamento.

Segundo o presidente e gerente operacional da Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, Eric Mantuan, a implantação do Trem Turístico ainda depende de recursos financeiros, seja por intermédio da iniciativa privada ou editais públicos. Com esse intuito, a entidade é a concessionária da ferrovia que liga Sorocaba a Votorantim por um período de dez anos junto à empresa Votorantim Cimentos. “Com o Trem Turístico seria uma oportunidade para que muito mais pessoas pudessem andar na Locomotiva 58 e fazer o passeio, já que quando ele é oferecido de forma gratuita na cidade, por meio de subsídio municipal, por conta do custo, não é possível atender toda a demanda de público”, opina.

Mais passeios

Devido à alta procura pelos passeios na Locomotiva 58 e o esgotamento das cerca de 3 mil vagas disponibilizadas em pouco mais de uma hora, a Prefeitura de Sorocaba informou ontem que verifica a possibilidade de realizar mais passeios à população ainda neste mês de dezembro. Por isso, é importante que as pessoas que não conseguiram se cadastrar estejam atentas às redes sociais oficiais da Prefeitura. (Ana Cláudia Martins)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos