Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Crise hídrica afeta Região Metropolitana

Níveis dos mananciais preocupam em Salto, Itu e Porto Feliz

09 de Dezembro de 2021 às 00:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Nível do Ribeirão Avecuia de Porto Feliz caiu drasticamente.
Nível do Ribeirão Avecuia de Porto Feliz caiu drasticamente. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SAAE PORTO FELIZ)

O calor elevado, aliado ao alto consumo de água pela população e as chuvas insuficientes, agravou a situação nos mananciais e represas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A Prefeitura de Salto, por exemplo, anunciou nesta semana a transição da Fase Laranja para a Fase Vermelha do Plano de Racionamento de Água, com os grupos de bairros atendidos pela ETA do Bela Vista e do João Jabour, recebendo água durante 12 horas e ficando 36 horas sem. A medida foi iniciada na terça-feira (7).

Desde o final de junho, o Saae de Salto tem informado à Agência Reguladora dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), à Câmara de Vereadores e à imprensa, o Plano de Racionamento, com fases Azul, Amarela, Laranja e Vermelha. De acordo com o Saae de Salto, a medida visa permitir à autarquia enfrentar a pior estiagem dos últimos 100 anos. A cidade vive o racionamento de água há cinco meses.

A medida de ampliar o racionamento e iniciar a transição para a Fase Vermelha foi tomada pela equipe técnica que monitora o racionamento diariamente. A informação foi repassada à Prefeitura.

Outra cidade da RMS, Itu, não teve melhora nos reservatórios devido à estiagem e mantém rodízios no abastecimento.

Crise em Porto Feliz

O Saae de Porto Feliz anunciou no dia 1º que enfrenta grande instabilidade no abastecimento. De acordo com a nota, o nível do Ribeirão Avecuia caiu drasticamente chegando em apenas 30 centímetros na área de captação.

Desta forma, as bombas desligam automaticamente e o sistema todo fica prejudicado. Alguns bairros estão sentindo falta de água ou instabilidades, como água mais fraca.

A estiagem severa pela qual a cidade está passando continua se prolongando, o que impossibilita um abastecimento normal, mesmo com aumento da captação de águas de outras fontes e outros trabalhos que estão sendo realizados. De acordo com a autarquia, a previsão para normalização ou alteração de cronograma será informado nas redes sociais e no site do Saae. (Virgínia Kleinhappel Valio)