Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acidente

Frentista ferida após explosão de veículo em Sorocaba recebe alta

O carro explodiu durante o abastecimento do Gás Natural Veicular (GNV)

06 de Dezembro de 2021 às 12:37
Kally Momesso [email protected]
Veículo explodiu em posto de combustível na tarde deste domingo (5)
Veículo explodiu em posto de combustível na tarde deste domingo (5) (Crédito: Ana Claudia Martins)

A frentista ferida com a explosão de um veículo em Sorocaba recebeu alta e está bem, conforme divulgado pela imprensa local. O acidente aconteceu neste domingo (5) em um posto de combustível durante o abastecimento do carro com Gás Natural Veicular (GNV).

A Secretaria Estadual da Saúde informou que a frentista foi atendida no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e teve alta nesta segunda-feira (6). 

Segundo o Corpo de Bombeiros de Sorocaba, a frentista foi arremessada a três metros de distância e, devido ao trauma, sofreu amnésia lacunar. Ela foi encaminhada ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), com ferimentos leves. Não há registro de mais vítimas e de outros veículos danificados na ocorrência. O motorista também não se feriu, pois para abastecer com GNV é obrigatório sair do veículo.

Por meio de nota, o Grupo Pão de Açúcar informa que "o cilindro de GNV de um veículo explodiu enquanto abastecia no posto de combustíveis do Extra Hiper Santa Rosália, em Sorocaba." "Uma colaboradora que realizava o atendimento no momento foi prontamente socorrida, sofreu ferimentos leves e passa bem. As autoridades responsáveis realizaram perícia no local e a unidade permanece à disposição para colaborar com a apuração das causas do acidente", informa a empresa.

O cilindro que estava no porta-malas do veículo - um Palio - foi parar a um quarteirão de distância do posto. O barulho da explosão foi tão forte que pôde ser ouvido da unidade do Corpo de Bombeiros da avenida Dom Aguirre.

Moradores do bairro Jardim Santa Rosália, que residem próximos ao posto de combustível, também relataram ouvir o barulho da explosão.

Análise preliminar indica irregularidades

Técnicos da distribuidora Naturgy estiveram no local e, em uma análise preliminar, junto aos peritos da polícia científica presente, verificaram que o motorista tinha dois cilindros no veículo: um de GNV (gás natural veicular) e outro de GLP (gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha), instalado de forma irregular e não apropriado para carro, possivelmente como aquele utilizado em máquina empilhadeira, o que pode ter causado a explosão.

"Importante destacar que é lei que os postos de combustíveis devam, sempre, antes de abastecer o carro com GNV, checar se os cilindros são regulares (com a devida certificação do INMETRO) e pedir para que os motoristas e passageiros desçam dos veículos. Os estabelecimentos também terão que colocar avisos indicando aos clientes que esses procedimentos são obrigatórios, no momento do abastecimento", informa a empresa. 

Polícia Civil vai investigar

A Polícia Civil de Sorocaba vai abrir inquérito para apurar as causas da explosão que destruiu um carro no momento em que o veículo era abastecido com GNV. A investigação será feita pelo 1º Distrito Policial, que fica no bairro Jardim Santa Rosália, sob os cuidados do delegado Acácio Aparecido Leite.

Conforme o delegado, a polícia aguarda os resultados dos laudos das perícias que foram feitas no local da explosão, ou seja, no posto de combustível. Os resultados devem estar prontos em 30 dias.

“Também vamos solicitar imagens do local para ver o momento da explosão e outra questão são as lesões corporais provocadas na frentista, que ficou ferida no acidente e a responsabilidade criminal dos fatos”, aponta Dr. Acácio. O delegado disse ainda que o motorista do veículo já foi identificado.

“Vamos ouvir testemunhas também, ou seja, as pessoas que estavam trabalhando no local no momento da explosão e identificar qual foi o fator gerador da explosão”, finaliza o delegado. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos