Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inovação

Cruzeiro do Sul adere ao Google Destaques

Ferramenta é um novo canal para divulgação da imprensa local e regional e de aproximação com os leitores

05 de Dezembro de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Destaques do Google já alcançaram mais de mil parcerias pelo mundo, sendo 55 no Brasil, entra elas o Cruzeiro do Sul.
Destaques do Google já alcançaram mais de mil parcerias pelo mundo, sendo 55 no Brasil, entra elas o Cruzeiro do Sul. (Crédito: REPRODUÇÃO)

 

O Google Destaques é um novo canal para divulgação da imprensa local e regional dentro do Google Notícias. O Cruzeiro do Sul é um dos veículos que aderiram ao projeto. Lançado em outubro de 2020, os Destaques do Google já alcançaram mais de mil parcerias pelo mundo, sendo 55 no Brasil.

Os Destaques Jornalísticos no Google são uma nova experiência de notícias. É uma maneira dos editores participantes compartilharem os conhecimentos e o estilo editorial deles com uma experiência de narrativa aprimorada, conforme o site da empresa multinacional de serviços on-line e software. Além disso, a ferramenta permite que os leitores se aprofundem em matérias mais complexas e se tornem potenciais assinantes.

“O principal objetivo dos Destaques é dar identidade para as publicações que fazem parte do programa. Para as publicações que tem um modelo de assinaturas, a ideia é abrir alguns conteúdos que ficariam atrás do paywall - conteúdo pago - para que os usuários possam degustar, conhecer esse conteúdo premium e virem a se tornar assinantes”, explicou Andrea Fornes, diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina do Google.

Os veículos locais ganharam espaço dentro do programa a fim de intensificar o acesso a esse tipo de conteúdo. “A nossa ideia é colocar muito foco em publicações locais a partir de agora. A gente acredita que na pandemia o consumo de conteúdo local se tornou ainda mais relevante. A gente vai trabalhar com associações regionais para nos ajudar a diversificar e trazer novos veículos para o Google Destaques”, comentou ela.

Os Destaques Jornalísticos no Google foram lançados em 13 mercados, incluindo o Brasil. Entretanto, o País foi o primeiro a implantar a ferramenta. “A gente foi o primeiro mercado, então é um produto novo. Ele vem passando por algumas evoluções desde então, e eu acho que hoje o produto está bem mais atraente”, avaliou a diretora.

O Cruzeiro do Sul está entre os parceiros do projeto e, desde agosto, realiza duas publicações diárias nos Destaques Jornalísticos do Google no período da manhã e ao final da tarde, de segunda-feira à sábado. Aos domingos, os Destaques são veiculados uma vez ao longo do dia.

Funcionalidades

Hoje, o Google Destaques tem funcionalidades que não existiam na época do lançamento. A opção dos usuários seguirem uma publicação sempre esteve disponível. Ao seguir, aquele usuário vai passar a ver mais conteúdo ou mais painéis daquela publicação da sua preferência. Mas agora, a ferramenta oferece a opção de sugerir alguns painéis, dependendo do hábito de navegação e da localização do usuário. A aba de banca também se tornou ainda mais completa.

“Ali você consegue identificar todas as fontes e consegue gerenciá-las. Se eu quero ver uma fonte em particular, eu consigo trazer essa fonte para ser a primeira na minha lista. Eu acho que essas mudanças dão mais controle para o usuário, que permite a ele trabalhar com as fontes de notícias que são da sua preferência”, justificou Andrea.

Atualmente, o sistema conta com quatro modelo de painéis, sendo um balanço de notícias que reúne os conteúdos mais importantes em um determinado período e três tipos de matérias únicas: como marcadores, que reúne os pontos importantes da matéria; momentos importantes, que destaca os principais eventos e a ordem cronológica dos fatos; e resumo com artigos relacionados, que agrupa artigos sobre o mesmo tema em uma única manchete.

Novas funcionalidades e formatos deverão ser apresentados em breve, como apresentou a diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina do Google. “A gente tem ouvido os nossos parceiros e eles pedem mais opções de painéis. Então o time de produto está trabalhando isso e, em breve, vocês [imprensa] deverão ter notícias de outras opções de painéis para o Google Destaques”.

Fake News

Conforme Andrea Fornes, as Fake News são uma grande preocupação para o Google. “A gente colocou no ar uma campanha sobre a busca do Google e como você consegue encontrar notícias confiáveis. No caso do Destaques, vocês [imprensa] têm total controle sobre a curadoria e a seleção do conteúdo que vai aparecer nos painéis. A gente acredita que isso já é um fato importante para garantir que o que vai aparecer nos painéis dos Destaques é confiável e é informação checada”, concluiu. (Kally Momesso - programa de estágio)