Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Colégio Politécnico prepara alunos para mudança de ciclo

Ações ocorreram na Educação Infantil e ensinos Fundamental e Médio

04 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
As crianças são preparadas para assimilar as novidades.
As crianças são preparadas para assimilar as novidades. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

As unidades 1 e 2 do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), realizaram um projeto diferente em 2021 para preparar os alunos que mudam de ciclo educacional. Chamado “Uma Nova Aventura em 2022”, as atividades prepararam os estudantes do último ano da Educação Infantil, por exemplo, para a passagem para o primeiro ano do Ensino Fundamental, no ano que vem.

Segundo a auxiliar de direção do Colégio Politécnico, Luciane Cristina Durigan, o objetivo do projeto é preparar alunos e pais para as mudanças que inevitavelmente ocorrem nas mudanças de ciclo. “Fizemos atividades com os alunos do Pré-2 da Educação Infantil que em 2022 vão para o primeiro ano do Fundamental 1. Também foi feito o mesmo trabalho com os estudantes do quinto ano do Fundamental 1 que no ano que vem iniciam o sexto ano no Fundamental 2. E palestras, de forma remota, para os alunos e pais dos estudantes do nono ano do Fundamental 2, que em 2022 vão cursar o primeiro ano do Ensino Médio”, destaca.

As atividades ocorreram no mês de outubro para os alunos que vão para o Ensino Médio, e em novembro para os demais. Já os alunos que vão da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental puderam conhecer, em sala de aula, a professora do próximo ano, bem como as principais mudanças. “É um momento importante na vida das crianças que estão saindo da Educação Infantil para o Fundamental 1, uma etapa um pouco mais avançada. Então, é importante essa preparação para que elas não tenham um choque de realidade no próximo ano, com a mudança do ciclo educacional”, afirma Durigan.

A coordenadora do Ensino Fundamental, Francine Henrique Oliveira, salienta que a atividade prepara emocionalmente a criança para a nova etapa escolar, quando ela terá mais autonomia e independência. “Fizemos rodas de conversas com os alunos e atividades de dança e música. É importante mostrar para as crianças como será o próximo ciclo escolar. Então, elas também puderam conhecer o local onde irão frequentar as aulas em 2022, que é diferente”, ressalta.

O mesmo ocorreu com os alunos da última etapa do Fundamental 1 e do Fundamental 2. Os estudantes do quinto ano também foram conhecer a turma do sexto ano, assim como as mudanças que ocorrem quando eles passam do Fundamental 1 para o 2. “A principal mudança para os alunos é que, no sexto ano, eles têm mais professores, e não mais somente um”, informa Durigan.

Novo Ensino Médio

Já para os estudantes que terminaram o nono ano do Fundamental 2 e vão para o primeiro ano do Ensino Médio foi realizada uma palestra remota para tirar dúvidas e esclarecer as principais mudanças. “A partir do ano que vem, os alunos terão ainda mais mudanças, pois inicia o Novo Ensino Médio, com reformulações obrigatórias, que foram definidas pelo Ministério da Educação, inclusive com maior carga horário”, conta Luciane.

Além disso, os pais dos estudantes também tiveram uma palestra remota para saber mais sobre as mudanças que ocorrerão no novo formato do Ensino Médio a partir do ano que vem, em todo o País, nas escolas públicas e privadas.
A principal novidade diz respeito aos itinerários formativos, ou seja, eles poderão escolher entre os conhecimentos que desejam se aprofundar em determinadas áreas.

“Os estudantes puderam tirar algumas dúvidas, mas só vamos saber os resultados das mudanças no Novo Ensino Médio no ano que vem. Por isso, é fundamental esclarecer alunos e pais”, afirma o professor de história Marcos Faciaben.

Os alunos também estão recebendo um vídeo personalizado de Natal, com uma mensagem especial do Papai Noel, da diretora do Colégio Politécnico, Sidnei Silva, e uma canção natalina cantada pelas professoras. (Ana Cláudia Martins)