Buscar no Cruzeiro

Buscar

Evento

Troféu Novo Vanguardeiro homenageia 9 pessoas e instituições

A cerimônia de entrega do troféu está marcada para esta sexta-feira (3), em Votorantim

02 de Dezembro de 2021 às 15:34
Cruzeiro do Sul [email protected]
Objetivo da premiação é manter vivo o ideal para que as futuras gerações exercitem a cidadania.
Objetivo da premiação é manter vivo o ideal para que as futuras gerações exercitem a cidadania. (Crédito: Divulgação/Secom Votorantim)

A cerimônia de entrega do Troféu Novo Vanguardeiro será realizada nesta sexta-feira (3), às 20 horas, no Auditório Municipal Francisco Beranger. Nove pessoas e instituições serão homenageadas por terem se destacado em suas respectivas áreas nos últimos dois anos, com trabalhos relevantes voltados a Votorantim.

Neste ano, os homenageados serão o atleta e corredor José Luís Ferraz, o Alemãozinho (Esporte); o empresário Sebastião Atadaine Junior (presidente do Supermercados Correia), Colégio Bela Alvorada (Educação) e a Escola Municipal Gerson Soares de Arruda (Sustentabilidade). A lista também inclui a psicóloga Ana Cláudia Fagundes Miguel de Souza, integrante do CRAS – CEU das Artes (Inclusão Social), a enfermeira e titular da Secretaria de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes (Saúde), o radialista Alexandre Moreto, da rádio Nova Tropical FM (Comunicação), o empresário João de Abreu (Desenvolvimento Econômico) e a cantora Mirella Vallandro (Cultura).

O processo de escolha foi comandado por uma comissão julgadora, nomeada por meio de decreto municipal, formada por representantes do poder público, entidades sociais e sociedade civil. O critério escolhido foi o trabalho relevante desenvolvido em benefício da cidade. Os votos foram feitos de forma secreta.

O evento também será abrilhantado por eventos culturais e musicais com artistas de Votorantim. Durante a cerimônia, haverá a apresentação do coral da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo) e de professores e alunos da Escola de Música de Votorantim Maestro Nilson Lombardi.

Neste ano, a cerimônia será denominada Troféu Novo Vanguardeiro. A mudança do novo será feita justamente para homenagear pessoas ou instituições da atualidade, as quais trouxeram algum benefício ou relevância à cidade nos últimos dois anos.

O Troféu Vanguardeiro foi instituído em 1º de dezembro de 2014, por meio do Decreto Municipal número 4.818. Foram realizadas quatro edições, em 2015, 16, 17 e 19, com o objetivo de manter vivo o ideal para que as futuras gerações exercitem a cidadania.

Importância dos vanguardeiros

Vanguardeiro é conhecido como um apoiador da emancipação político-administrativa de Votorantim - antes distrito de Sorocaba. Esse título é dado a quem foi às ruas com o slogan do “Sim, é a nossa divisa” e conduziu a realização do plebiscito realizado em 1º de dezembro de 1963. (Secom Votorantim)