Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Economia de água vai chegar às indústrias e colaboradores

Saae e Ciesp preparam campanha de conscientização para o setor

28 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Proposta é reduzir consumo de água tratada para evitar desabastecimento.
Proposta é reduzir consumo de água tratada para evitar desabastecimento. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Regional de Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) preparam uma campanha de economia de água voltada ao segmento industrial. A proposta é estimular empresários, dirigentes e trabalhadores das indústrias a atuarem como multiplicadores, implementando os conceitos de uso racional da água em suas empresas e residências.

O assunto foi debatido durante reunião no Centro Administrativo do Saae, na terça-feira (23), com a participação do vice-prefeito Fernando Marins da Costa Neto, da gerente da regional do Ciesp, Eva Paulino, do diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, e do engenheiro Rodolfo Barboza, da Diretoria Operacional de Água do Saae.

“Esse encontro foi motivado, pois uma das ações institucionais da autarquia é promover tratativas com grandes consumidores privados, para incentivá-los a adotar medidas que resultem na redução do consumo de água proveniente do sistema público de abastecimento, inclusive optando por fontes alternativas”, explicou o diretor-geral do Saae.

Mesmo que o segmento seja responsável, atualmente, por 1,3% de todo o consumo de água tratada do município, a ação educativa foi apontada como necessária pelos participantes da reunião. “Há disposição de todos em colaborar e de apoiar medidas internas nas empresas para a redução do consumo de água”, destacou o vice-prefeito.

Segundo a gerente regional do Ciesp Sorocaba, “essas medidas tendem a influenciar diretamente nos colaboradores de cada empresa a adotarem o uso consciente, na execução do trabalho no dia a dia, como também nas suas próprias residências. São cerca de 40 mil trabalhadores do setor industrial na cidade”. Dessa forma, a ação impactaria igualmente na redução de consumo no segmento residencial, que, hoje em dia, é responsável por 88,96% do volume distribuído de água em Sorocaba.

“A proposta já está sendo trabalhada pelas partes envolvidas e queremos ampliar essa ação educativa e preventiva, em um segundo momento, também para outros segmentos, como o comercial e demais entidades e instituições”, finaliza Ronald Pereira da Silva. (Da Redação, com informações da Secom)