Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições OAB

Márcio Leme é reeleito presidente da OAB Sorocaba

Reeleita com cerca de 70% dos votos, a chapa 1 reconquista o direito de continuar à frente da instituição pelo próximo triênio 2022/2024

25 de Novembro de 2021 às 18:59
Cruzeiro do Sul [email protected]
Um total de 3.008 compareceram à Casa do Advogado, no Alto da Boa Vista, e registraram seus votos
Um total de 3.008 compareceram à Casa do Advogado, no Alto da Boa Vista, e registraram seus votos (Crédito: Divulgação)

O advogado Márcio Leme foi reeleito com cerca de 70% dos votos válidos à presidência da OAB Sorocaba. Cabeça da chapa 1, “Juntos Podemos Mais”, composta por João Paulo Milano (vice-presidente), Giovanna Maldonado (secretária-geral), Ana Claudia Paes (secretária-adjunta) e Fábio Souza Pinto (tesoureiro), Márcio Leme comemorou a vitória e agradeceu o apoio da categoria que o reconduziu ao cargo.

A apuração dos votos, de maneira eletrônica, foi concluída por volta das 18h20 desta quinta-feira (25), mantendo o grupo de Márcio Leme por mais três anos (2022/2024) à frente da instituição. A eleição em Sorocaba aconteceu na Casa do Advogado, situada ao lado do Fórum de Sorocaba. Ao final do pleito, Márcio Leme conversou, ao vivo, com o jornalismo da rádio Cruzeiro FM, no Jornal das 5, e falou de sua satisfação pelo reconhecimento da classe advocatícia por sua gestão. 

A chapa 1 recebeu 1.724 votos contra 986 da chapa 2 representada por Caio Gimenez. Houve o registro de 183 votos nulos e 115 brancos. Em Sorocaba, dos 6 mil advogados, 4 mil estavam aptos ao voto, porém, compareceram ao pleito 3.008. 

"A disputa eleitoral na OAB Sorocaba sempre foi historicamente muito disputada. E, quando você é candidato à reeleição, saber que quase 70% dos advogados e advogadas de Sorocaba aprovaram sua gestão é uma satisfação muito grande. Isso nos impulsiona a trabalhar muito mais pela advocacia", comemora.

Segundo Leme, foram 45 dias de campanha eleitoral, eventos foram feitos para engajar cada vez mais os advogados, em especial, o jovem advogado. "A nova sede da Casa do Advogado foi uma conquista de todos nós advogados, não minha. Hoje, os advogados sentem orgulho da OAB de Sorocaba", afirma.

Márcio Leme aproveitou para falar da continuidade dos projetos iniciados em sua gestão anterior e, entre eles, está a reforma das salas dos advogados, em particular, a que funciona dentro do Fórum Cível de Sorocaba.

Haverá ações também voltadas para o jovem advogado, como um curso preparatório para aprender a advogar. "Então, quando ingressar nos quadros da OAB, ele vai ser convidado a fazer um curso na escola de advocacia para ele fazer audiência simulada, aprender a administrar escritório, fazer marketing jurídico, precificação, que é uma demanda importante para os jovens advogados", destaca Leme.

Pela proposta de campanha da chapa 1, haverá também um grande avanço nas áreas culturais, de esportes e saúde para a advocacia, por meio de promoção de parcerias, torneios e ampliando a rede de atendimento conveniada da Caasp em Sorocaba.

Outro avanço considerado pela proposta de campanha da chapa vitoriosa está o trabalho da OAB na defesa da cidadania, com a criação do Comitê de Enfrentamento à Violência Doméstica, ativa fiscalização do Poder Público e defesa dos Conselhos Municipais, entre outras propostas.

Ele voltou a repetir que o propósito da chapa representada por ele é a união da advocacia para que ela continue a avançar nas conquistas e defesas da classe. Para o próximo triênio, a atual diretoria tem como meta trazer ainda mais inovações e soluções para a advocacia, com soluções que contemplam reformas da sala da OAB no Fórum Cível, criação de espaço kids na Nova Casa, criação do Aplicativo da OAB Sorocaba e da Escola da Advocacia.

Na defesa das prerrogativas, o avanço será ainda maior, segundo ele, segmentando a atuação da atual comissão para dar mais efetividade na atuação. Além disso, será feita uma intensa campanha para promover a paridade de gênero na composição do IX TED/Sorocaba, onde a composição atual é majoritariamente masculina. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos