Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia

Escolas municipais terão lousas digitais e plataforma do Google

Até agora, 300 equipamentos foram adquiridos, de um total de 600 a serem comprados

25 de Novembro de 2021 às 13:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e pelo secretário de Educação, Márcio Carrara, na manhã desta quinta-feira (25)
Novos equipamentos foram apresentados em um evento no Centro de Referência em Educação (Crédito: Divulgação/ Secom Sorocaba)

As 175 escolas municipais de Sorocaba serão equipadas com lousas digitais até 2022. Além disso, todas elas receberam a plataforma Google For Education. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), pelo secretário de Educação, Márcio Carrara, e pelo gestor de Desenvolvimento Educacional da pasta, Paulo Bruno Pistilli, na manhã desta quinta-feira (25). As ferramentas foram apresentadas em um evento no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira.

O Executivo adquiriu, até o momento, 300 lousas, de um total de 600 a serem compradas. Os equipamentos já foram instalados em 49 escolas. Todas elas ficam nos bairros Wanel Ville e Residencial Carandá. As demais serão equipadas gradativamente, até 2022. Até agora, o investimento foi de R$ 10 milhões. 

As lousas digitais são acompanhadas de projetores e computadores, além de terem conexão com a internet. Por isso, segundo o secretário de Educação, possibilitarão o desenvolvimento de mais estratégias pedagógicas multimídia. Com os equipamentos, os professores poderão, por exemplo, ampliar o uso de vídeos e fotos nas aulas. "É um instrumento que facilitará o planejamento e a execução das nas aulas do dia a dia", diz Carrara. 

Para proporcionar praticidade, as lousas serão diretamente integradas com o Google For Education, ferramenta instalada nas instituições por meio de parceria entre o Executivoe a empresa. "O Google For Education permite que o professor coloque conteúdos na plataforma, para que os alunos, de forma digital, possam acessar. É como se fosse uma sala de aula virtual, permitindo todo o tipo de interação, por meio do planejamento dos professores", explica o secretário. 

Além disso, conforme ele, a plataforma contribuirá para a diminuição do uso de papel nas escolas, bem como abrirá "novas possibilidades de aprendizagem pedagógica". Neste sentido, Paulo Pistilli afirma que as ferramentas, especialmente, a lousa, auxiliarão no processo de aprendizagem dos estudantes, pois irão aproximá-los dos assuntos ensinados. "Os professores podem, por meio da tela multitoque, possibilitar que os alunos interajam com objetos digitais de aprendizagem propostos por eles, inclusive, propondo atividades em que haja maior interação deles com o conteúdo", reforça. 

Já o recurso do Google tornará as aulas mais dinâmicas e criativas, pois conta com uma série de aplicativos, para finalidades diversas, a serem explorados pelos professores em sala de aula. "As ferramentas incluem, principalmente, o Google Sala de Aula, que é uma sala de aula virtual, em que professores e alunos podem se comunicar, e o professor pode propor atividades na plataforma", exemplifica.

Com esse recursos,  os educadores poderão, inclusive, realizar diversas tarefas em uma única ferramenta. Assim, o trabalho será otimizado."As ferramentas da plataforma Google for Education vão possibilitar a criação de atividades mais interativas, podendo atrelar ferramentas de colaboração, como o Google Docs, para produção de texto; o Google Forms, para a devolutiva de questionários para os alunos; e, também, ferramentas como Google Slides, em que se consegue projetar slides e gerar interação entre os alunos. Inclusive, com algumas ferramentas, consegue-se produzir jogos", elenca Pistilli. 

A plataforma educacional funciona em lousas digitais, computadores, celulares, tablets e chromebooks. Os alunos poderão utilizá-la tanto durante as aulas, quanto no contraturno escolar, pois poderão acessá-la em qualquer lugar e horário. Os educadores serão treinados para trabalhar com os novos recursos. "Serão 80 horas de formação para todos os professores da rede (municipal), informa Pistilli. 

Investimentos futuros 

De acordo Carrara, serão feitos outros investimentos futuros, totalizando R$ 46 milhões, para a digitalização da educação na cidade. O planejamento inclui a distribuição, em 2022, de chromebooks (tipo de laptop) para alunos e professores da rede municipal. Serão 40 equipamentos, para cada 10 turmas de ensino fundamental. Já na educação infantil, apenas os educadores receberão o aparelho.

Já Manga informou, ainda, haver processo licitatório aberto para a compra de tablets a serem doados para todos os estudantes da rede municipal. Porém, não disse quando isso deve acontecer. Conforme o prefeito, os equipamentos terão conexão com a internet. "A princípio, eles ficarão nas escolas, mas, depois, os alunos vão poder levá-los para casa. Então, além do tablet, eles terão acesso à internet", fala. 

.

Galeria

Confira a galeria de fotos