Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Municípios da RMS avaliam decisão estadual sobre uso de máscara

25 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Prefeitura de Itu vai seguir as orientações do governo estadual.
Prefeitura de Itu vai seguir as orientações do governo estadual. (Crédito: TOMAZ SILVA / AGÊNCIA BRASIL)

Sorocaba e Itu informaram ontem (24) que irão seguir a decisão do governo estadual e liberar o uso de máscara, em locais abertos, a partir do dia 11 de dezembro. Já outros municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) ainda irão estudar a medida, antes de tomar uma decisão a respeito.

Além disso, outras cidades do interior paulista não pretendem acompanhar de decisão estadual e devem seguir com o uso de máscara obrigatório até em locais abertos. Lembrando que a medida estadual não impede que cada município tome diferentes decisões e imponham regras mais restritivas no combate ao coronavírus.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que o município seguirá a recomendação do Governo do Estado e aguarda a publicação do decreto estadual sobre a nova medida.

O mesmo deve ser feito pela Prefeitura de Itu. “Assim como tem feito desde o início da pandemia, o município de Itu prossegue acatando todas as determinações estipuladas pelo governo do Estado e seguindo à risca o Plano São Paulo. Diante disso, a nova medida será adotada, a partir da data estipulada pelo governador”, informa a atual gestão municipal.

Piedade e Itapetininga ainda irão avaliar a questão. A Prefeitura de Piedade informa que a Secretaria Municipal de Saúde deve se reunir, ainda nesta semana, com o Comitê de Covid-19, para dialogar e estabelecer o que será feito com relação a esta questão. Já a Prefeitura de Itapetininga informa que irá avaliar a situação epidemiológica do município e, posteriormente, definir sobre a adoção da medida.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse ontem que a capital paulista deve seguir o Estado e liberar o uso obrigatório de máscaras em locais abertos.

Cidades descartam medida

Pelo menos cinco cidades do interior paulista informaram que não pretendem seguir a medida anunciada ontem pelo governo estadual para liberar o uso de máscara, em locais ao ar livre, a partir do dia 11 de dezembro. A Prefeitura de Ribeirão Preto, por exemplo, informa que irá manter o uso obrigatório da máscara pelo menos até o dia 31 de dezembro. A gestão atual fará uma nova avaliação sobre a questão a partir de janeiro de 2022.

Na região de Ribeirão, outros quatro municípios também não pretendem seguir a medida estadual. A Prefeitura de Franca informa que seguirá avaliando diariamente os indicadores da pandemia e que, “com cautela, adotará as medidas no momento oportuno”.

Já as prefeitura de Barretos, Bebedouro e Sertãozinho descartaram a possibilidade de liberação da máscara e não informaram quando isso irá ocorrer nesses municípios. (Ana Cláudia Martins)